Curso de Jogos Digitais da Unicap será tema na Ubigames em Portugal

image_pdfimage_print

O coordenador e professor do Curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco, Breno Carvalho, foi convidado para participar do Seminário sobre Jogos Digitais  – Ubigame Conference in Digital Game Design and Development – G3D, que se realizará nos dias 04 e 05 de Junho de 2014 no anfiteatro 1 da Universidade da Beira Interior, na cidade de Covilhã, Portugal.

Covilhã - Jardim do Lago, Portugal
Covilhã – Jardim do Lago, Portugal

Carvalho, irá participar na qualidade de orador para desenvolver o tema: “A evolução do curso de Jogos Digitais na UNICAP e no Brasil”. Além disso, o coordenador também conhecerá as instalações do Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais que está sendo lançado pela Universidade que contempla vagas especiais para brasileiros, inclusive egressos do Curso de Jogos da Unicap. Para o professor Ernesto Vilar, diretor do Mestrado na Ubi, a visita do professor Breno Carvalho contemplará a possibilidade de parceria entre as duas instituições.

A conferência envolverá pesquisadores e profissionais, nacionais e internacionais, sob o tema: “Ensino e pesquisa com o uso de jogos digitais e novas tecnologias”. A sessão de abertura contará com a participação do Magnífico Sr. Reitor da Universidade da Beira Interior o Professor Fidalgo Carreto e as seguintes palestras já confirmadas:

Professor Nelson Zagalo – Universidade do Minho
Professor Francisco Rebelo – Universidade de Lisboa
Professora Emília Duarte – IADE – Creative University
Professora Bárbara Barroso – Instituto Politécnico de Bragança
Licínio Rock – Universidade de Coimbra
Ricardo Flores – Biodroid
Bagabaga – Studio
André Luís – Trojan Unicon

Videojogos chegam à Universidade
Novo Mestrado em Design e Desenvolvimento de Videojogos na UBI

A Universidade da Beira Interior lança o primeiro mestrado universitário em Design e Desenvolvimento de Jogos de Portugal.  As inscrições abriram no dia 10 de maio e o ciclo de estudos inicia-se em Setembro de 2014 com 30 vagas.

O inovador Mestrado em Jogos Digitais (Digital Game Design and Development – G3D master) da UBI nasce com o objectivo de associar o Ensino Universitário à crescente necessidade por profissionais especializados para a indústria dos jogos digitais e aplicações para smatphones (apps). A principal preocupação dos criadores do curso de Design e Desenvolvimento de Jogos da UBI foi o de envolver, no mesmo ciclo de estudos, as principais competências exigidas a um profissional para a industria dos jogos com especialidade em Designer de Jogos ou Programador de Jogos. Além disso, houve a preocupação em ter no ciclo de estudo outras competências igualmente exigidas pelo mercado como Concept Art, User Experience, Guionismo para jogos e Empreendedorismo Tecnológico para que os alunos possam saber como criar as próprias empresas.

A principal estratégia para manter o curso atualizado às exigências de mercado tecnologicamente exigente foi associar o mestrado ao Laboratório de Jogos Digitais da UBI – G3Dlab criado, especificamente, para dar suporte ao curso e realizar convênios com empresas e profissionais, nacionais e internacionais, na área dos jogos digitais. Outra estratégia para garantir que o ciclo de estudos possuirá sempre as principais competências exigidas a um profissional da indústria dos videojogos, é a de envolver profissionais das áreas de Informática e Design no mesmo ciclo de estudos. Também se pretende trabalhar em equipas multidisciplinares e similares às que os estudantes encontram em Game Studios nacionais e internacionais.

Apesar do curso ser direcionado aos estudante de licenciatura em Design (comunicação, multimédia e industrial) e em Informática todos os alunos de licenciaturas afins, podem inscrever-se no curso que associa Investigação, Game Studio Development e Ensino. Neste Mestrado, além da experiência profissional e académica do corpo docente, o aluno beneficia de uma sala de aula equipada e dedicada ao ensino de videojogos e aplicações informáticas, uma Biblioteca própria e dedicada, um Laboratório alimentado com projetos de empresas nacionais e internacionais e aulas teórico-práticas leccionadas por convidados vindos de todo o mundo, de renome na indústria dos jogos.

Ensinar o aluno a ser criativo, tecnicamente preparado e mesmo empreendedor é um objectivo primeiro, pois aqui se ensina a criar o próprio Game Design Studio num ambiente tecnologicamente sofisticado, atualizado e potenciador de ideias com implementação futura.

Os criadores do curso orgulham-se de ter conseguido reunir um plano de estudos mais completo, incluindo Programação para Jogos; Realidade Virtual, Modelação 3D, Layout e Estética para jogos, Game Design, Cinema, Concept Art e outras tecnologias Audiovisuais com Programação Multi-Plataforma. Além disto, o núcleo de estudos de Informática, Design e Comunicação desafia os candidatos a entrar naquela que é a segunda maior Indústria de entretenimento hoje, a dos videojogos; através de parcerias institucionais e corporativas, firmadas com empresas de renome global.

Isto não é somente um curso; é uma carreira no futuro!
Para saber mais sobre o Mestrado e a Ubi acesso os link:

Mestrado em Design de Jogos: https://www.ubi.pt/Curso.aspx?CodigoCurso=971
Site da UBI para brasileiros: http://brasil.ubi.pt/