TRAJETÓRIAS E MODELOS DO ENSINO RELIGIOSO
Mots-clés :
Ciências da Religião. Laicidade. Religiões no Espaço Público.Résumé
O Ensino Religioso passou por modelos catequéticos e teológicos, até ser compreendido no Brasil como aplicação pedagógica da área de conhecimento das Ciências da Religião. Não objetiva, assim, transpor conteúdos enciclopédicos e muito menos doutrinais, mas o desenvolvimento de processos de aprendizagem participativos, de construção de conhecimentos críticos sobre as espiritualidades humanas, através de projetos de pesquisa em conexão com as pautas de estudo e engajamento dos cientistas da religião. Este artigo recupera a história da disciplina e discute epistemologicamente a aplicação desse campo transdisciplinar em formação.
Data de submissão: 14-09-2016. Aprovado em: dezembro de 2016.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ALVES, Luiz Alberto de Souza; JUNQUEIRA, Sergio. A elaboração das concepções de ensino religioso no Brasil. In: JUNQUEIRA, Sergio;
WAGNER, Raul. (Org.). O ensino religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 55-84.
AZZI, Riolando. Igreja e Estado no Brasil: um enfoque histórico. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, Ano XII, n.29/30, Jan/Dez, p.7-17, 1981.
BRASIL. Constituição da República Federativa dos Estados Unidos do Brasil de 16 de julho de 1934. Assembleia Nacional Constituinte, Rio de janeiro, 16 de jul. 1934. Disponível em: . Acesso em: 24/05/2015.
______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
______. Base Nacional Comum Curricular: Proposta Preliminar Segunda Versão. Brasília, DF: Ministério da Educação, abril de 2016.
JUNQUEIRA, Sergio. A presença do ensino religioso no contexto da educação. In: JUNQUEIRA, Sergio; WAGNER, Raul. (Org.). O ensino religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 27-54.
______. Ciência da Religião aplicada ao Ensino Religioso. In: PASSOS, João Décio e USARSKI, Frank (Orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas/Paulus, 2013, p. 603-614.
LEITE, Fábio Carvalho. O Laicismo e outros exageros sobre a Primeira República no Brasil. Religião e Sociedade [online]. 2011, vol.31, n.1, p. 32-60.
PASSOS, João Décio. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007.
REIMER, Haroldo. Liberdade religiosa na história e nas Constituições do Brasil. São Leopoldo, Oikos, 2013.
SILVA, Clemildo Anacleto da. Intolerância religiosa e direitos humanos: mapeamentos de intolerância. Porto Alegre; Sulina, 2007.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).