TRAJETÓRIAS E MODELOS DO ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Gilbraz de Souza Aragão Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
  • Mailson Fernandes Cabral de Souza Universidade Católica de Pernambuco

Palavras-chave:

Ciências da Religião. Laicidade. Religiões no Espaço Público.

Resumo

O Ensino Religioso passou por modelos catequéticos e teológicos, até ser compreendido no Brasil como aplicação pedagógica da área de conhecimento das Ciências da Religião. Não objetiva, assim, transpor conteúdos enciclopédicos e muito menos doutrinais, mas o desenvolvimento de processos de aprendizagem participativos, de construção de conhecimentos críticos sobre as espiritualidades humanas, através de projetos de pesquisa em conexão com as pautas de estudo e engajamento dos cientistas da religião. Este artigo recupera a história da disciplina e discute epistemologicamente a aplicação desse campo transdisciplinar em formação.

Data de submissão: 14-09-2016. Aprovado em: dezembro de 2016.

doi: 10.20426/P.2178-8162.2016v7n16p425

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Biografia do Autor

  • Gilbraz de Souza Aragão, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
    Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Professor e Pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco, onde atua na área dos estudos de religião. Professor colaborador do PPG-CR da Universidade Federal da Paraíba. Membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil e presidente (2016-18) da Associação dos Programas de Pós-graduação em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE). Coordenador do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, mantém pesquisa sobre teologia cristã e diálogo inter-religioso, metodologia teológica e transdisciplinaridade. Membro titular (2014-15) do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos do governo brasileiro. E-mail: gilbraz@unicap.br.
  • Mailson Fernandes Cabral de Souza, Universidade Católica de Pernambuco
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Unicap. Graduado em Gestão de Turismo pelo
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE. E-mail: mailsoncabral@yahoo.com.br.

Referências

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

ARAGÃO, Gilbraz de Souza; SOUZA, Mailson Fernandes Cabral de. TRAJETÓRIAS E MODELOS DO ENSINO RELIGIOSO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 16, p. 425–438, 2016. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/812.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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