TRAJETÓRIAS E MODELOS DO ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Gilbraz de Souza Aragão Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
  • Mailson Fernandes Cabral de Souza Universidade Católica de Pernambuco

Palavras-chave:

Ciências da Religião. Laicidade. Religiões no Espaço Público.

Resumo

O Ensino Religioso passou por modelos catequéticos e teológicos, até ser compreendido no Brasil como aplicação pedagógica da área de conhecimento das Ciências da Religião. Não objetiva, assim, transpor conteúdos enciclopédicos e muito menos doutrinais, mas o desenvolvimento de processos de aprendizagem participativos, de construção de conhecimentos críticos sobre as espiritualidades humanas, através de projetos de pesquisa em conexão com as pautas de estudo e engajamento dos cientistas da religião. Este artigo recupera a história da disciplina e discute epistemologicamente a aplicação desse campo transdisciplinar em formação.

Data de submissão: 14-09-2016. Aprovado em: dezembro de 2016.

doi: 10.20426/P.2178-8162.2016v7n16p425

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gilbraz de Souza Aragão, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
    Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Professor e Pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco, onde atua na área dos estudos de religião. Professor colaborador do PPG-CR da Universidade Federal da Paraíba. Membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil e presidente (2016-18) da Associação dos Programas de Pós-graduação em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE). Coordenador do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, mantém pesquisa sobre teologia cristã e diálogo inter-religioso, metodologia teológica e transdisciplinaridade. Membro titular (2014-15) do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos do governo brasileiro. E-mail: gilbraz@unicap.br.
  • Mailson Fernandes Cabral de Souza, Universidade Católica de Pernambuco
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Unicap. Graduado em Gestão de Turismo pelo
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE. E-mail: mailsoncabral@yahoo.com.br.

Referências

ALVES, Luiz Alberto de Souza; JUNQUEIRA, Sergio. A elaboração das concepções de ensino religioso no Brasil. In: JUNQUEIRA, Sergio;

WAGNER, Raul. (Org.). O ensino religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 55-84.

AZZI, Riolando. Igreja e Estado no Brasil: um enfoque histórico. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, Ano XII, n.29/30, Jan/Dez, p.7-17, 1981.

BRASIL. Constituição da República Federativa dos Estados Unidos do Brasil de 16 de julho de 1934. Assembleia Nacional Constituinte, Rio de janeiro, 16 de jul. 1934. Disponível em: . Acesso em: 24/05/2015.

______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

______. Base Nacional Comum Curricular: Proposta Preliminar Segunda Versão. Brasília, DF: Ministério da Educação, abril de 2016.

JUNQUEIRA, Sergio. A presença do ensino religioso no contexto da educação. In: JUNQUEIRA, Sergio; WAGNER, Raul. (Org.). O ensino religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 27-54.

______. Ciência da Religião aplicada ao Ensino Religioso. In: PASSOS, João Décio e USARSKI, Frank (Orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas/Paulus, 2013, p. 603-614.

LEITE, Fábio Carvalho. O Laicismo e outros exageros sobre a Primeira República no Brasil. Religião e Sociedade [online]. 2011, vol.31, n.1, p. 32-60.

PASSOS, João Décio. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007.

REIMER, Haroldo. Liberdade religiosa na história e nas Constituições do Brasil. São Leopoldo, Oikos, 2013.

SILVA, Clemildo Anacleto da. Intolerância religiosa e direitos humanos: mapeamentos de intolerância. Porto Alegre; Sulina, 2007.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

ARAGÃO, Gilbraz de Souza; SOUZA, Mailson Fernandes Cabral de. TRAJETÓRIAS E MODELOS DO ENSINO RELIGIOSO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 16, p. 425–438, 2016. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/812.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 489

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)