A SOMBRA DO PADRE CÍCERO... "The shadow of the Padre Cícero..."

Autores

  • Gilbraz de Souza Aragão Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2014.v5n10.p343-360

Palavras-chave:

Padim Ciço. Santo e Profeta. Cenários de fé. Ariano Suassuna. Comblin e Ibiapina.

Resumo

A Irmã Anette disse que é para não responder como Caim: “Não sei! Sou eu o guarda de meu irmão?” que se realizou o 4º Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, ocorrido de 17 a 21 de novembro de 2014, em Juazeiro do Norte-CE, com o mote “E onde está ele?”. “É para não nos furtarmos, como Caim, de nossa responsabilidade como pesquisador, educador, historiador, teólogo, sociólogo, ateu, devoto ou romeiro! Onde está o Padre Cícero e o que fizemos dele, após 80 anos de seu falecimento?”. [...] Padre Cícero é não só sacerdote e poeta, mas santo e profeta: e não se homenageia um profeta. A um profeta se segue ou se persegue, e, no limite, se mata - ou se condena ao silêncio simbólico. Minha contribuição para as reflexões neste trabalho vai na linha da contextualização histórica do seu profetismo, para que ele recupere e reverbere mais sentido. Mas eu não quero bem rever a história e sim transvê-la: entre e além dos fatos, meio contra a corrente, feito artista, tirando as naturalidades da lembrança da gente...

Palavras-chave: Padim Ciço. Santo e Profeta. Cenários de fé. Ariano Suassuna. Comblin e Ibiapina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gilbraz de Souza Aragão, Universidade Católica de Pernambuco
    Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), mestre pela Pontifícia Faculdade de Teologia de São Paulo (1994) e graduado em Filosofia e Teologia. Professor e Pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco, onde atua na área de estudos da religião. Membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil e vice-presidente (2010-16) da Associação dos Programas de Pós-graduação em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE). Coordenador do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, mantém pesquisa sobre teologia cristã e diálogo inter-religioso, metodologia teológica e transdisciplinaridade. Membro titular (2014-15) do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos do governo brasileiro.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES/PAPERS

Como Citar

ARAGÃO, Gilbraz de Souza. A SOMBRA DO PADRE CÍCERO... "The shadow of the Padre Cícero...". PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 5, n. 10, p. 343–360, 2014. DOI: 10.25247/paralellus.2014.v5n10.p343-360. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/490.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 395

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)