POLISSEMIA TEATRAL: OS MITOS DE XANGÔ NA PERSPECTIVA DA ANTROPOLOGIA DO IMAGINÁRIO

Auteurs

  • Wallace Ferreira de SOUZA UFCG-PB

DOI :

https://doi.org/10.25247/paralellus.2012.v3n5.p75-92

Mots-clés :

Antropologia do Imaginário, Mitos de Xangô, Religiosidades Afro-brasileiras.

Résumé

O olhar sobre o universo religioso pode ter ângulos totalmente divergentes: o econômico, o psicológico, o histórico dentre outros. Todos contribuem para a compreensão de um fenômeno tão complexo. Para tanto, as reflexões ora construídas iram debruar-se sobre o fenômeno religioso afro-brasileiro e particularmente os mitos do orixá Xangô na perspectiva da Antropologia do Imaginário proposta por Gilbert Durand. Percebesse na dinâmica arquetípica e simbólica construída nas narrativas míticas sobre a figura masculina de Xangô em constante relação com três modelos do feminino, representado por suas três mulheres -, Oyá/Iansã, Oxum e Obá, que ao contrário das divindades greco-romanas que assumem uma persona mais rígida e menos plástica, os orixás mostram-se nas narrativas, modelados por uma “polissemia teatral” atualizada nos ritos que compõe as experiências religiosas afro-brasileiras.

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Biographie de l'auteur

  • Wallace Ferreira de SOUZA, UFCG-PB
    Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande, mestre em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba e graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba. Pesquisador-Bolsista CAPES, pesquisador do Laboratório de Estudos e Movimentos Étnicos da UFCG e membro da Associação Brasileira de Antropologia.

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Comment citer

SOUZA, Wallace Ferreira de. POLISSEMIA TEATRAL: OS MITOS DE XANGÔ NA PERSPECTIVA DA ANTROPOLOGIA DO IMAGINÁRIO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 5, p. 75–92, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2012.v3n5.p75-92. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/207.. Acesso em: 3 juill. 2024.

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