ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO
DAS VIVÊNCIAS ÀS CONQUISTAS
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p457-473Palavras-chave:
Povos indígenas, Educação, Ensino religioso, InterculturalidadeResumo
O estudo objetiva conhecer as lutas e as resistências cravadas nos territórios indígenas em Pernambuco. Para tanto, reflete-se acerca das tradições religiosas, contrárias à herança colonial, vivências e conquistas de natureza pedagógica nas escolas indígenas, envoltas na promoção da educação específica, diferenciada e intercultural, em suas interfaces com o Ensino Religioso. Atualmente, em Pernambuco, habitam na região do Agreste e na do Semi-árido os povos indígenas de Atikum, Entre Serras Pankararu, Fulni-ô, Kambiwá, Kapinawá, Pankarará, Pankararu, Parankarau Opará, Pankaiwka, Pipipã de Kambixuru, Pipipã Terra e Água, Tuxí, Tuxá, Truká, Xukuru de Cimbres e Xukuru do Ororubá. A abordagem apresentada direciona-se ao estudo sobre o componente curricular do Ensino Religioso nas escolas indígenas, à luz do Currículo Oficial, articulado com os Eixos Temáticos da Educação Escolar Indígena de Pernambuco, considerando o ensino diferenciado e específico, que fundamentam os eixos temáticos e embasam a construção de metodologias fundamentadas na perspectiva da interculturalidade. Por fim, analisa-se a relevância da tradição religiosa indígena e da espiritualidade dentro do espaço escolar, apreciadas enquanto categorias êmicas, em contextos de fortalecimento identitário, articuladas com os projetos societários de cada povo.
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