MITIS IUDEX DOMINUS IESUS
O PROCESSO MAIS BREVE PARA DECLARAÇÃO DE NULIDADE MATRIMONIAL
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2025.v16n38.p179-190Palabras clave:
Direito processual, Direito Canônico, Motu Proprio Mitis IudexResumen
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa em que procuramos verificar uma aplicação pastoral nos processos de declaração de nulidade matrimonial a partir das inovações no Código de Direito Canônico prescritas Motu Proprio Mitix Iudex Dominus Iesus, do Papa Francisco. O ‘processo mais breve’ viabiliza uma maior celeridade, possibilitando a readmissão de tantos casais afastados da vida eclesial. Como base teórica, valemo-nos dos trabalhos de Adriano (1989); Reale (2017) e Almeida (2017).
Descargas
Referencias
ALMEIDA, José Aparecido Gonçalves de. Vade-Mécum do Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus. Brasília: Edições CNBB, 2017.
ANDRIANO, Valerio. Il diritto processuale canonico. In: VV. AA. Il diritto nel mistero della Chiesa. Vol. IV, Quaderni di Apollinaris n.º 4. Roma: PUL, 1989.
BARROSO, Carlos Eduardo de Matos. Teoria geral do processo e processo de conhecimento. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de Direito processual Civil. Vol. I. 10ª Ed. São Paulo: Editora Lumen Júris, 2004.
CINTRA, Antônio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. 21.ed. São Paulo: Malheiros, 2005.
CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO. João Paulo II, Papa. São Paulo: Edições Loyola, 2018.
GONÇALVES, Marcos Vinícius Rios. Processo de execução e cautelar. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
PEREIRA, Francisco Caetano. Respigando o Direito. Recife: Liceo, 2009.
REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27.ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Jurandir Ferreira Dias Júnior

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).
















