O EVOLUCIONISMO CRIADOR DE CHARDIN: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS

Autores/as

  • Luiz Alencar LIBÓRIO UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2011.v2n4.p227-240

Palabras clave:

Cristianismo e modernidade. Evolucionismo. Criacionismo. Evolucionismo criador. Amorização.

Resumen

Há poucos anos, celebrou-se o bicentenário do nascimento de Charles Darwin e ante a persistente celeuma existente, nos meios acadêmicos, entre o criacionismo e o evolucionismo, vistos como antagônicos pela cultura de então, como também, às vezes, em nossos dias, e também às vésperas do cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-2012), visa-se, com este artigo, fazer uma reflexão sobre os aspectos antropológicos do pensamento do jesuíta, Pierre Teilhard de Chardin, sacerdote, biólogo e paleontólogo que tenta colocar uma visão de síntese (evolucionismo criador) sobre a problemática. É claro que essa tentativa de quebrar paradigmas agrada a uns e desagrada a outros. No entanto, Chardin teve a grande ousadia de colocar algo novo e de ver Deus latejando em todo processo evolutivo. A matéria é um momento no Espírito e Deus é o Alfa, Meio e o Ômega, o Início, o Fim e o Meio (Canção Gità de Raul Seixas) de todo processo evolutivo, tendo o homem um lugar privilegiado nesse processo como protagonista da evolução: terceiro infinito, novidade absoluta, flecha da evolução em busca da plenitude: a amorização.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Luiz Alencar LIBÓRIO, UNICAP
    Professor/Pesquisador Adjunto I do Grupo de Pesquisa: Religiões, Sociedade e Cultura da UNICAP. Licenciado em Filosofia, Teologia e Psicologia. Especialização em Psicologia Cognitiva (UFPE), Metodologia do Ensino Superior (UNICAP) e Psicologia da Religião (UPS). Mestre e Doutor em Psicologia da Família (2001) pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (UPS). É professor de Psicologia da Religião no Mestrado de Ciências da Religião da UNICAP, orientador de mestrandos e de alunos do PIBIC, ministrando aulas também na Graduação e no Bacharelado de Teologia da UNICAP e do ex-Instituto Teológico do Recife: Sedes Sapientiae.

Número

Sección

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Cómo citar

LIBÓRIO, Luiz Alencar. O EVOLUCIONISMO CRIADOR DE CHARDIN: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS. PARALELLUS Revista de Estudios de Religión - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 4, p. 227–240, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2011.v2n4.p227-240. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/200.. Acesso em: 22 dec. 2024.

Artículos similares

1-10 de 103

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a