O ENSINO RELIGIOSO PÚBLICO A PARTIR DAS MUTAÇÕES DA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Luiz Alencar Libório Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP
  • Cícero Lopes da Silva Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2018.v9n22.p777-794

Palavras-chave:

Metodologia Transdisciplinar na Educação, Ensino Religioso, Epistemologia do Estudo da Religião, Pensamento complexo.

Resumo

Tendo em vista a configuração de uma sociedade globalizada e secularizada, qual o papel do Ensino Religioso diante da complexidade religiosa cultural presente no Brasil numa perspectiva de ensino não confessional? Este artigo procura contribuir com a discussão da epistemologia do Ensino Religioso na escola pública do Brasil com base nas mutações do pensamento científico atual. Para isso, utiliza as ideias fundamentais dos princípios da complexidade e do método transdisciplinar que permitem enxergar entre e além das tradições religiosas e areligiosas numa atitude transcultural e transreligiosa em relação à questão do sagrado. O pensamento complexo-transdisciplinar reconhece a existência dos diferentes níveis de Realidade e a lógica do Terceiro incluído, que favorece um saber dialógico e sistêmico da realidade, da vida e do homem. Nesse sentido, a educação se torna um processo complexo e integral, onde a proposta do Ensino Religioso é o estudo do fenômeno religioso sem proselitismos e com o enfoque transdisciplinar.

Enviado: 24-10-2018 - Aprovado e publicado: 12-2018

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Biografia do Autor

  • Luiz Alencar Libório, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP

    Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (2001). Professor Adjunto I da Universidade Católica de Pernambuco. Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral - Conselheiro e Assessor Internacional de Teologia da Sexualidade das Equipes de Nossa Senhora (ENS), membro da Congregação dos Missionários da Sagrada Família (MSF). membro do Comitê de Ética do IMIP (Instituto de Medicina Integral Prof. Figueira). E-mail: laliborio@terra.com.br.

  • Cícero Lopes da Silva, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP

    Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. E-mail: cicero.cls@hotmail.com.

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

LIBÓRIO, Luiz Alencar; SILVA, Cícero Lopes da. O ENSINO RELIGIOSO PÚBLICO A PARTIR DAS MUTAÇÕES DA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 9, n. 22, p. 777–794, 2018. DOI: 10.25247/paralellus.2018.v9n22.p777-794. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1304.. Acesso em: 25 abr. 2024.

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