O ENSINO RELIGIOSO PÚBLICO A PARTIR DAS MUTAÇÕES DA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2018.v9n22.p777-794Palavras-chave:
Metodologia Transdisciplinar na Educação, Ensino Religioso, Epistemologia do Estudo da Religião, Pensamento complexo.Resumo
Tendo em vista a configuração de uma sociedade globalizada e secularizada, qual o papel do Ensino Religioso diante da complexidade religiosa cultural presente no Brasil numa perspectiva de ensino não confessional? Este artigo procura contribuir com a discussão da epistemologia do Ensino Religioso na escola pública do Brasil com base nas mutações do pensamento científico atual. Para isso, utiliza as ideias fundamentais dos princípios da complexidade e do método transdisciplinar que permitem enxergar entre e além das tradições religiosas e areligiosas numa atitude transcultural e transreligiosa em relação à questão do sagrado. O pensamento complexo-transdisciplinar reconhece a existência dos diferentes níveis de Realidade e a lógica do Terceiro incluído, que favorece um saber dialógico e sistêmico da realidade, da vida e do homem. Nesse sentido, a educação se torna um processo complexo e integral, onde a proposta do Ensino Religioso é o estudo do fenômeno religioso sem proselitismos e com o enfoque transdisciplinar.
Enviado: 24-10-2018 - Aprovado e publicado: 12-2018
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