FUNDAMENTALISMO PROTESTANTE NOS ESTADOS UNIDOS E BRASIL INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO RÁDIO E SEUS (DES)CAMINHOS SONOROS

Autores/as

  • Alexander Fajardo Faculdade Nazarena do Brasil, Campinas, SP.

Palabras clave:

fundamentalismo, intolerância, radiodifusão, protestantismo, mídia.

Resumen

Este artigo pretende mostrar a relação entre o movimento fundamentalista protestante e sua utilização dos meios de comunicação de massa, em especial o rádio. A fim de analisar essa correlação, utilizaremos dois personagens como estudo de caso, o norte americano Carl McIntire e o brasileiro Israel Gueiros, ambos  pastores presbiterianos e defensores do fundamentalismo, que tiveram seu ápice de atuação entre as décadas de 1950 e 1980. O movimento em ambos os países segue um mesmo padrão: rompimento com suas igrejas, a fundação de uma nova igreja e a utilização do rádio para difusão de seus discursos. O movimento fundamentalista protestante adotou durante a utilização do rádio, uma forma discursiva de confronto e agressividade, construindo um padrão de intolerância contra instituições, igrejas, personagens e até contra o governo, no caso americano. Procuramos utilizar uma metodologia de pesquisa em livros e jornais da época para compreender como foi utilização do rádio, o principal meio de comunicação de massa daquele período, pelo movimento fundamentalista protestante. Concluímos que o movimento se apropriou do principal meio de comunicação de massa na época, para propagação de uma mensagem agressiva e intolerante, não permitindo qualquer forma de diálogo e aproximação com o pensamento diferente.

Data de submissão: 30-05-2016. Aprovado em: novembro de 2016.

doi: 10.20426/P.2178-8162.2016v7n15p249

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Alexander Fajardo, Faculdade Nazarena do Brasil, Campinas, SP.
    Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Bandeirante de São Paulo e bacharel em Teologia pela Faculdade Teologica Sul Americana. Professor na Faculdade Nazarena do Brasil, na cidade de Campinas, SP. E-mail: alex.fajardo.sp@gmail.com.

Referencias

Referências

BELLOTTI, Karina Kosicki. A Batalha pelo ar: a construção do fundamentalismo cristão norte-americano e a reconstrução dos “valores familiares” pela mídia (1920-1970). Revista Mandrágora V.14 Nº14, p55-72, 2008.

BELLOTTI, Karina Kosicki. Fundamentalismos e intolerâncias. In: Religião e sociedade na América Latina. SILVA, Eliane Moura; BELLOTTI, Karina Kosicki; CAMPOS, Leonildo Silveira (org) São Bernardo do Campo, Editora UMESP, 2010.

BERGER, Peter. A dessecularização do mundo: uma visão global. Revista Religião e Sociedade, v.21, n.1, ano 2001, pp.9-24.

CAMPOS, Breno Martins. Trabalhar nos bastidores: ensaio acerca da condição feminina no puritanismo e fundamentalismo. Revista Mandrágora, São Bernardo do Campo, SP, ano 14, n. 14, p. 40, 2008

CAMPOS, Eduardo. Natanael Cortez e o ministério da palavra: Biografia de uma pastor do rebanho de Deus. Fortaleza, CE: Stylus Comunicações, 1989.

CAMPOS, Leonildo Silveira. Evangélicos, pentecostais e carismáticos na mídia radiofônica e televisiva. Revista USP. Televisão. Coordenadoria de comunicação social, Universidade de São Paulo. N. 61 (mar./abr./mai. 2004) – São Paulo, SP: USP, 2004.

CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, templo e mercado: organização e marketing de um empreendimento neopentecostal. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

CAVALCANTE, Ronaldo de Paula. A Cidade e o Gueto: Introdução a uma teologia pública protestante e o desafio do neofundamentalismo evangélico no Brasil. São Paulo. Fonte Editorial, 2010.

CUNHA, Magali do Nascimento. A Explosão Gospel. Um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico contemporâneo. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

CUNHA, Guilhermino. Os herdeiros de Carl Mcintire. Revista Fides Reformata, São Paulo, Vol.6 nº.1, p. 1-6, 2001.

DREHER, N. Martin. Fundamentalismo, São Leopoldo. Sinodal, 2006.

GONDIM, Ricardo. Missão Integral: em busca de uma identidade evangélica. São Paulo. Fonte Editorial, 2010

GOUVÊA, Ricardo Quadros. A Condição da mulher no fundamentalismo: reflexões transdisciplinares sobre a relação entre o fundamentalismo religioso e as questões de gênero. Revista Mandrágora V.14 Nº14, p13-24, 2008.

GOUVÊA, Ricardo Quadros. A piedade pervertida – Um Manifesto anti-fundamentalista, em nome de uma teologia de transformação. São Paulo. Grapho Editores, 2006.

GUEIROS, Israel Furtado. A luz do mundo. Sem editora. Recife, PE. 1980

LONGUINI, Neto Luiz. O novo rosto da missão. Os Movimentos ecumênico e evangelical no protestantismo latino-americano. Viçosa: Ultimato, 2002

LOPES, Augustus Nicodemus. Fundamentalismo, ontem e hoje. In: Questões teológicas de ontem e hoje. LOPES, Pereira Edson (org). São Paulo. Editora Reflexão, 2010.

LOPES, Augustus Nicodemus. O que estão fazendo com a Igreja: Ascensão e queda do movimento evangélico brasileiro. São Paulo. Mundo Cristão, 2008.

CAMPOS, Leonildo Silveira (org) MENDONÇA, Antonio Gouvêa. Protestantes, pentecostais & ecumênicos; 2ª edição. São Bernardo do Campo. UMESP, 2008.

MENDONÇA, Antonio Gouvêa; VELASQUES FILHO, Prócoro. Introdução ao protestantismo no Brasil. São Paulo. Loyola, 1990.

PRADO, Tarcis. O Ministério radiofônico no Brasil atual, São Bernardo do Campo, Monografia de Conclusão de Curso. Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 1969

REINAUX, Marcilio. Israel Gueiros, vida e obra missionária. Recife, Comunigraf Editora. 2007.

SOUSA, Rodrigo Franklin. A questão do fundamentalismo: entre a reação e o diálogo. In: Gilbraz Aragão; Newton Cabral; Edênio Valle. (Org.). Para onde vão os Estudos da Religião no Brasil?. 1ed.São Paulo: ANPTECRE, 2014, v. , p. 315-333

SOUZA, José Roberto. O Surgimento do movimento fundamentalista na cidade do Recife em meados de século XX. In Anais do V Congresso da ANPTECRE – Religião, Direitos Humanos e Laicidade. Curitiba, 2015.

SOUZA, Robson Costa. Discursos e práticas fundamentalistas na Igreja Presbiteriana do Brasil (2002-2008); uma análise da pretensa posição de eqüidistância dos extremos fundamentalistas e liberais. Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião. UMESP. São Bernardo do Campo, 2009.

TERRIN, Aldo Natale. Introdução ao estudo comparado das religiões São Paulo, Paulinas, 2003.

Publicado

2016-12-31

Cómo citar

FAJARDO, Alexander. FUNDAMENTALISMO PROTESTANTE NOS ESTADOS UNIDOS E BRASIL INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO RÁDIO E SEUS (DES)CAMINHOS SONOROS. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 15, p. 249–271, 2016. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/794.. Acesso em: 17 may. 2024.

Artículos similares

1-10 de 31

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.