O PROJETO CIVILIZADOR NORTE-AMERICANO PARA O HINTERLAND BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p635-649

Palavras-chave:

Instituto Ponte Nova, História da Educação Protestante, Bahia

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a ação missionária presbiteriana norte-americana no interior do Brasil que possuía três eixos de ação: religião, educação e saúde. E a educação serviria de veículo para a implementação de sua proposta. O referencial teórico-metodológico está embasado nos conceitos de representação e práticas (CHARTIER, 1990), cultura escolar, (JULIA, 2001) e, civilização (ELIAS, 1994). A estação missionária planejada e fundada em 1906, por William Alfred Waddell, na cidade baiana de Wagner, pretendia dominar e civilizar seu entorno. Criado pela Missão Central do Brasil, em conformidade com os moldes educacionais presbiterianos norte-americanos, o Instituto Ponte Nova teve papel fundamental na formulação da política de ação daquela organização missionária. A instituição de ensino secundário rural tinha como objetivo formar professoras para suas escolas e homens que seriam evangelistas e futuros pastores de suas igrejas, transformando-os em agentes de uma nova proposta civilizatória. A escola oferecia uma educação integral, ou seja, a formação intelectual, moral e espiritual de homens e mulheres tementes a Deus, bem instruídos e disciplinados, amantes da liberdade. Além de cristãos verdadeiros, seriam cidadãos participantes da vida civil e política do seu país, construtores de uma sociedade democrática, moderna e progressista, semelhante à sociedade norte-americana. Durante cem anos – 1871 a 1971 – os missionários vinculados à Missão Central do Brasil, partindo da Bahia, organizaram igrejas, escolas e hospitais em sua área de jurisdição.

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Biografia do Autor

  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes

    Doutora em Educação (PUC/SP). Bolsista de Produtividade em Educação pelo CNPq, desde 2012. Professora da Graduação e do PPED/Universidade Tiradentes. Líder do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/GPHPE/Unit. Membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Sergipana de Educação.

  • Jorge Carvalho do Nascimento, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Doutor em Educação (PUC/SP). Professor Aposentado da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Presidente da Academia Sergipana de Educação. Membro da Academia Sergipana de Letras. E-mail: jocrna@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1545911375120314. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7189-6137.

  • José Roberto de Souza, Seminário Presbiteriano do Norte (SPN)

    Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Mestre em Teologia Histórica pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN). Especialista em Ensino de História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Bacharel em Teologia pelo SPN/UNICAP. Atualmente é coordenador do Departamento de História e professor de História da Igreja no Seminário Presbiteriano do Norte. É integrante dos Grupos de Pesquisas: Religiões, Identidades e Diálogos (UNICAP); História das Práticas Educacionais (UNIT) e do Laboratório de Estudos da História das Religiões - LEHR (UPE). Atualmente desenvolve investigações sobre a História do Protestantismo no Brasil, Fundamentalismo, Fundamentalismo protestantes, História do pentecostalismo e do neopentecostalismo. É curador do Acervo Histórico do Seminário Presbiteriano do Norte e coordenador da montagem do Arquivo do SPN. 

  • Adriano Cordeiro de Morais, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Mestrando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Graduado em Teologia pela Faculdade KURIOS (Universidade Tiradentes).

     

Referências

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do; NASCIMENTO, Jorge Carvalho do; SOUZA, José Roberto de; MORAIS, Adriano Cordeiro de. O PROJETO CIVILIZADOR NORTE-AMERICANO PARA O HINTERLAND BRASILEIRO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 35, p. 635–649, 2023. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n35.p635-649. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2393.. Acesso em: 30 abr. 2024.

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