O PROJETO CIVILIZADOR NORTE-AMERICANO PARA O HINTERLAND BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p635-649Palavras-chave:
Instituto Ponte Nova, História da Educação Protestante, BahiaResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar a ação missionária presbiteriana norte-americana no interior do Brasil que possuía três eixos de ação: religião, educação e saúde. E a educação serviria de veículo para a implementação de sua proposta. O referencial teórico-metodológico está embasado nos conceitos de representação e práticas (CHARTIER, 1990), cultura escolar, (JULIA, 2001) e, civilização (ELIAS, 1994). A estação missionária planejada e fundada em 1906, por William Alfred Waddell, na cidade baiana de Wagner, pretendia dominar e civilizar seu entorno. Criado pela Missão Central do Brasil, em conformidade com os moldes educacionais presbiterianos norte-americanos, o Instituto Ponte Nova teve papel fundamental na formulação da política de ação daquela organização missionária. A instituição de ensino secundário rural tinha como objetivo formar professoras para suas escolas e homens que seriam evangelistas e futuros pastores de suas igrejas, transformando-os em agentes de uma nova proposta civilizatória. A escola oferecia uma educação integral, ou seja, a formação intelectual, moral e espiritual de homens e mulheres tementes a Deus, bem instruídos e disciplinados, amantes da liberdade. Além de cristãos verdadeiros, seriam cidadãos participantes da vida civil e política do seu país, construtores de uma sociedade democrática, moderna e progressista, semelhante à sociedade norte-americana. Durante cem anos – 1871 a 1971 – os missionários vinculados à Missão Central do Brasil, partindo da Bahia, organizaram igrejas, escolas e hospitais em sua área de jurisdição.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Belamy M. de. Memórias do IPN. Inédito.
ARAÚJO, Janeth Graham. Dr. Walter Welcome Wood. Wagner: Acervo particular de Amanda Meire Bastos Amorim. 1995.
BASTIAN, Jean Pierre. (Comp.). Protestantismos y modernidad latinoamericana. Historia de unas minorías religiosas activas en América Latina. México: Fondo de Cultura Económica, 1994.
CENTRAL BRAZIL MISSION. Minutes of the Meetings of the Central Brazil Mission, 1904-1938. Vitória: Arquivo particular de James Wright, 1938.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
ECO, U. e SEBEOK, T. A. (orgs.). O signo de três. São Paulo: Perspectiva, 1991.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Formação do Estado e civilização. V. I. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
FERREIRA, Júlio A. História da Igreja Presbiteriana do Brasil. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana. V. 2., 1992.
GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HILSDORF [BARBANTI], Maria Lúcia Spedo. Escolas americanas de confissão protestante na Província de São Paulo, um estudo de suas origens. São Paulo: USP. Dissertação de Mestrado, 1977.
INSTITUTO PONTE NOVA. Prospecto do Collegio de Ponte Nova. Estado da Bahia. Bahia: Estabelecimento dos Dois Mundos, 1934.
JULIA, Dominique. “A cultura escolar como objeto histórico”. In: Revista Brasileira de História da Educação. Nº 1. Campinas: Editores Associados, 2001, p. 9-43.
LAGUNA, Shirley P. Reconstrução histórica do curso normal da Escola Americana de São Paulo (1889-1933). Internato de meninas: uma leitura de seu cotidiano e da instrução e educação feminina aí ministradas. São Paulo: PUC. Dissertação de Mestrado, 1999.
NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. A Escola Americana: origens da educação protestante em Sergipe (1886-1913). São Cristóvão: Grupo de Estudos em História da Educação/NPGED/UFS, 2004.
NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. Educar, curar, salvar. Uma ilha de civilização no Brasil Tropical. Aracaju: Criação, 2022.
PRESBYTERIAN BOARD OF FOREING MISSIONS IN THE UNITED STATES OF AMERICA. Grace Memorial Hospital. S.l.: s.n, 1936.
O Puritano, 1907. São Paulo: Arquivo Histórico Presbiteriano, 1911.
WHELLER, Reginald. Modern missions in Chile and Brazil. Philadelphia: The Westminster Press, 1926.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Jorge Carvalho do Nascimento, José Roberto de Souza, Adriano Cordeiro de Morais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).