ATLETAS DE CRISTO NO FUTEBOL E OS SINTOMAS DE ANSIEDADE [The Athletes of Christ in football and the symptoms of anxiety]
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2013.v4n7.pp.%2095-106Palavras-chave:
Religião, Esporte, Futebol, Atletas, Ansiedade, Religion, Sport, Football, Athletic, Anxiety.Resumo
Pensar o tema Atletas de Cristo no futebol e os sintomas de ansiedade a partir de dados coletados em atletas de futebol em dois clubes do estado de Pernambuco constitui o escopo deste trabalho, como um meio de compreender e analisar o poder da crença e dos ritos na vida desses atletas, até que ponto essa crença pode influenciar no nível de ansiedade dos atletas antes das partidas de futebol. Assim como estudar as formas de manifestações religiosas utilizadas pelos atletas através dos rituais antes de iniciar as partidas. O procedimento metodológico da nossa pesquisa é de cunho qualitativo e descritivo, fizemos uso do método empírico e os dados foram coletados a partir de entrevista estruturada. Nas entrevistas os Atletas de Cristo reconheceram a relevância da fé religiosa em suas vidas assim como a eficácia da crença e dos rituais no meio futebolístico.
Abstract
Think the theme of Christ athletes in football and anxiety symptoms from data collected on athletes from football clubs in two of the state of Pernambuco is the purview of this work, as a means of compreendr and analyze the power of belief and ritual in life, these athletes, to what extent this belief may influence the anxiety level of the athletes ahead of soccer matches. As the study of religious forms used by athletes through the ritual before the matches start. The methodological approach of our research is qualitative and descriptive, we used the method emperor and the data were collected from structured interviews. In the interviews, the athletes of Christ recognized the importance of religious faith in their lives as well as the effectiveness of belief and ritual in the soccer world.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).