O NEOCONSERVADORISMO CATÓLICO BRASILEIRO E A RESISTÊNCIA AO CONCÍLIO VATICANO II

UMA ANÁLISE SOCIORRELIGIOSA DA LINGUAGEM A PARTIR DOS NOVOS MOVIMENTOS LAICAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2024.v15n37.p637-664

Palavras-chave:

Concílio Vaticano II, Linguagem, Neoconservadorismo, Novos Movimentos

Resumo

O presente artigo pretende analisar o tema do neoconservadorismo católico brasileiro e a resistência ao Concílio Vaticano II, a partir de uma chave sociorreligiosa da linguagem dos novos movimentos laicais. A interpretação terá seu foco dentro da perspectiva sócio-teológica, mas abrangerá uma retomada da ideia de linguagem propriamente plural, proveniente da concepção de diálogo e recepção no mundo moderno, conforme a inspiração conciliar. O tema do neoconservadorismo católico brasileiro atual impõe-se enquanto uma realidade que brota de um ethos de resistência à abertura teológica conciliar e necessita de um resgate explicativo para lançar luzes sobre o modo como se vivencia a experiência eclesial. No pontificado do Papa Francisco, retoma-se a ideia de um protagonismo laical, onde insiste-se numa mudança de mentalidade para ultrapassar um clericalismo estrutural. Contudo, no interior de alguns movimentos laicais de grande influência e capilarizarão no catolicismo brasileiro, sobrevive uma orientação neoconservadora que reflete uma resistência de recepção e aplicação da teologia do Vaticano II, nos seus sessenta anos de história. Esta proposta de investigação será desdobrada em três momentos. No primeiro, resgatar-se-á algumas perspectivas históricas sobre o que é o fenômeno neoconservador católico brasileiro e suas principais características. Na segunda, será apresentada propriamente a contribuição da linguagem teológica própria do Vaticano II e sua implicação. Enfim, na terceira, analisar-se-á as influências sociorreligiosas da linguagem neoconservadora presente em alguns movimentos laicais.

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Biografia do Autor

  • André Luiz Boccato de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP; Centro Universitário Salesiano - UNISAL-SP

    Pós-doutor em Teologia (PUC-PR). Doutor em teologia Moral (Lateranense/Afonsiana). Mestre em Teologia (PUC-SP). Especialista (lato senso) em Educação Sexual (UNISAL-SP). Bacharel em Teologia (Angelicum/EDT). Licenciatura em Ciências Sociais (FAFICA-PE). Psicanalista (formação livre pela IBCP-SP).

  • Lúcia Eliza Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutoranda em Teologia Moral no Programa de Estudos de Pós-Graduação em Teologia (PPGT) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Bolsista CAPES (modalidade I/bolsa integral).Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2022). Bolsista MITRA - ADVENIAT - Alemanha (2019).Bolsista CAPES-PROSUC (2020-2022). Graduada em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Bolsista PROUNI. Integrante do Grupo de Pesquisa PHAES (Pessoa Humana, Antropologia, Ética e Sexualidade), da PUC-SP/CNPq e do Grupo de Pesquisa LERTE (Literatura, Religião e Teologia) da PUC-SP/CNPq. É membra da diretoria (presidência)/ Secretária da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM). Pertence à RBT (Rede Brasileira de Teólogas).

  • Marcelo Henrique de Souza, Faculdade Dehoniana

    Marcelo Henrique de Souza é mestre em teologia pela PUC SP (2023) e professor na Faculdade Dehoniana nos cursos de filosofia e de teologia. Pesquisa teologia fundamental e, particularmente, as incidências de Paul Ricoeur na teologia cristã.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

DE ALMEIDA, André Luiz Boccato; FERREIRA DA SILVA, Lúcia Eliza; HENRIQUE DE SOUZA, Marcelo. O NEOCONSERVADORISMO CATÓLICO BRASILEIRO E A RESISTÊNCIA AO CONCÍLIO VATICANO II: UMA ANÁLISE SOCIORRELIGIOSA DA LINGUAGEM A PARTIR DOS NOVOS MOVIMENTOS LAICAIS. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 15, n. 37, p. 637–664, 2024. DOI: 10.25247/paralellus.2024.v15n37.p637-664. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2234.. Acesso em: 12 jan. 2025.

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