AS REVELAÇÕES COSMOGÔNICAS DE URÂNTIA E OAHSPE

NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS ORIGINADOS DE TEXTOS SAGRADOS DOS ESTADOS UNIDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n31.p7769-786

Palavras-chave:

O Livro de Urântia; The Kosmon Bible; Espiritualismo; Religiões comparadas.

Resumo

Este trabalho analisa dois Novos Movimentos Religiosos (NMRs) que surgiram nos Estados Unidos, no final do século XIX e início do século XX, respectivamente: Oahspe e Urântia. A principal característica é que ambos giram em torno de livros que são considerados como novas revelações de cunho cósmico para os tempos modernos. A primeira obra é conhecida como Oahspe – The Kosmon Bible. Escrito por John Ballou Newbrough, seus seguidores acreditam que este livro contém uma revelação de Deus legada ao mundo através de seus Anjos Embaixadores, os quais transmitiram um novo conhecimento sobre a origem e funcionamento do Universo. De modo semelhante, o Movimento Urantiano surgiu a partir do Livro de Urântia. Porém, diferente do Oahspe, ele não possui um autor específico. Seus leitores afirmam que seu conteúdo foi transmitido a um grupo de indivíduos através de seres celestiais de várias hierarquias. Eles o chamam de a Quinta Revelação de Época de Urântia – o nome cósmico do nosso planeta –, e tal como o Oahspe, descreve uma complexa cosmogonia. Seu ápice se encontra nos Documentos sobre a vida e os ensinamentos de Jesus, apresentando uma narrativa distinta do Cristianismo. Utilizando os dois textos como fontes e estudos de pesquisadores dos NMRs, propomos que ambos sejam classificados a partir do conceito cunhado neste artigo, como Revelações Cosmogônicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Newton Darwin de Andrade Cabral, Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP, Brasil

    Doutor (2001) e Mestre (1993) em História, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Filosofia (1984) pela Universidade Católica de Pernambuco, da qual é Professor Titular, integrante dos colegiados da Graduação em História (dela foi coordenador entre agosto de 2004 e janeiro de 2009) e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião - PPGCR (Cursos de Mestrado e de Doutorado) - do qual também foi coordenador (entre janeiro de 2014 e janeiro de 2018). Editor-gerente da Revista Paralellus - do PPGCR, é membro, desde 2004, do Grupo de Pesquisa Estudos Transdisciplinares em História Social (CNPq). Atua principalmente nos seguintes temas: História do Brasil Contemporâneo, História da Igreja Católica no Brasil República e Relações Estado e igrejas no Brasil republicano. É avaliador institucional do INEP-MEC. 

  • Rafael Vilaça Epifani Costa, Universidade Católica de Pernambuco

    Sou professor e pesquisador nas áreas do Direito, Ciências da Religião e Teologia. Sou doutor em Ciências da Religião e estou cursando meu segundo Doutorado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde também fiz o meu Mestredo em Ciências da Religião e minha Graduação em Direito. Também fiz minha formação em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Minha pesquisa se concentra nos seguintes temas: História do Anglicanismo; Pós-Pentecostalismo no Brasil; Religião e Direitos Humanos; e Conflito Árabe-Israelense. Tenho experiência em Ciências da Religião, com ênfase na História das Religiões e História do Anglicanismo; Pós-Pentecostalismo no Brasil e Movimento Carismático; Teologia, com ênfase em Liturgia Anglicana e Ecumenismo; História da Filosofia, com ênfase na Patrística e Filosofia Medieval; e Direito Internacional, com ênfase nos conflitos e Relações Internacionais no Oriente Médio. Também sou Diácono transitório e membro da Comissão de Liturgia e Música da Diocese Anglicana do Recife, parte da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. 

Referências

BRAINBRIDGE, William Sims; STARK, Rodney. Uma teoria da religião. São Paulo: Paulinas, 2008.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GARDNER, Martin. Urantia: the great cult mystery. Nova York: Prometheus Books, 1995.

GUERRIERO, Silas. Novos movimentos religiosos. São Paulo: Paulinas, 2006.

HOLLAND, Clifton L. Prolades Encyclopedia of Religion in Latin America & the Caribbean. Costa Rica: Prolades, 2012.

NEWBROUGH, John Ballou. Oahspe: a New Bible in the words of Jehovih and his Angel Embassadors. Nova York: Oahspe Publishing Association, 1882.

O LIVRO DE URÂNTIA. Chicago: Fundação Urântia, 2007.

PARTRIDGE, Christopher. Enciclopédia das Novas Religiões. Lisboa: Verbo, 2006.

STEIN, Gordon. Encyclopedia of Hoaxes. Michigan: Gale Group, 1993.

TERRIN, Aldo Natale. O sagrado off limits: a experiência religiosa e suas expressões. São Paulo: Loyola, 1994.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

CABRAL, Newton Darwin de Andrade; COSTA, Rafael Vilaça Epifani. AS REVELAÇÕES COSMOGÔNICAS DE URÂNTIA E OAHSPE: NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS ORIGINADOS DE TEXTOS SAGRADOS DOS ESTADOS UNIDOS. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 12, n. 31, p. 7769–786, 2021. DOI: 10.25247/paralellus.2021.v12n31.p7769-786. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2079.. Acesso em: 2 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 400

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.