EDUCAÇÃO COMO MISSÃO

A CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DE DOMINAÇÃO CATÓLICA A PARTIR DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE CARUARU NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2022.v13n33.p435-458

Palavras-chave:

Estado, Igreja, Modelos eclesiais, Poder, Movimentos de Resistência

Resumo

O presente trabalho se empenha em demonstrar como se deu a construção de um habitus católico em Caruaru a partir da fundação da primeira escola confessional do agreste pernambucano, sob a iniciativa de uma estratégia de articulação política do Cônego Osvaldo Brasileiro quando, em 1920, alinhado ao projeto de difusão e fortalecimento do cristianismo católico promovido por Dom Sebastião Leme, solicita às Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing a fundação de uma escola confessional e consequentemente contribui para desenvolver um campo de dominação cristão católico romanizado entre os caruaruenses, na primeira metade do século XX, por meio do processo pedagógico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Carlos Luz Marques, Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP, Brasil

    Doutor em História das Religiões pela Università degli Studi, Bologna (1998). Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1980). Professor Assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco.

  • José William Lopes Torres, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Doutorando em Ciências da Religião pela, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP (2018-). Mestre em Ciências da Religião também pela UNICAP (2016). Licenciado em História, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA (2011).

Referências

ANDRADE, Péricles. AGÊNCIA E ESTRUTURA: O conhecimento praxiológico em Pierre Bourdieu. Estudos de Sociologia, Rev do Progr. de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, v. 12. n. 2, p. 97-118.

ANDRADE, Péricles. Agência e Estrutura: o conhecimento praxiológico em Pierre Bourdieu. Estudos de Sociologia, Rev do Progr. de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, v. 12. n. 2, p. 97-118.

AZZI, Riolando. DO BOM JESUS SOFREDOR AO CRISTO LIBERTADOR: Um aspecto da evolução da Teologia e da Espiritualidade católica no Brasil. Persp. Teol. 18 (1986) 215-233.

AZZI, Riolando; KLAUS, van de Grijp. História da Igreja no Brasil: ensaios de interpretações a partir do povo: tomo II/3-2: terceira época: 1930 – 1964. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BORBA; Fernanda Matos de. Confessionalidade Na Escola: A Relação Entre Religião E Educação No Projeto Educativo Da Rede Marista. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Teologia. Programa de Pós-Graduação. Mestrado em Teologia: São Leopoldo, 2014.

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Ed. Brasiliense, 1989.

CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 2001

CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990.

CHARTIER, Roger. Pierre Bourdieu e a história. Publicado na revista Theory, Culture and Society, vol. 4, nos 2-3, junho de 1987.

CHERQUES, Hermano Roberto Thiry -. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Rio de Janeiro 40(1):27-55, Jan./Fev. 2006.

CINTRA, Sebastião Leme da Silveira. A Carta Pastoral de S. Em. Sr. Cardeal D. Leme quando Arcebispo de Olinda, saudando os seus diocesanos. Vozes, Petrópolis, s/d (a original é de 16 de julho de 1916). http://institutogratia.org/carta-pastoral-de-1916-cardeal-leme/ Acessado em: 10-06-2022.

DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, vol. 32, num. 2, mayo-agosto, 2009, pp. 185 – 191.

FERNANDES, Silvia Aparecida de Sousa; PIANTKOSKI, Marcelo Adriano. A organização escolar no Brasil e a instalação de escolas católicas no início do Século XX. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 22-34, jul./dez. 2010.

FERREIRA Jr. Amarillo. História da Educação Brasileira: da colônia ao século XX. São Carlos: EduFSCar, 2010.

FREIRE, Silvia Helena de sá Leitão Morais. A cultura escolar no Colégio Nossa Senhora das Vitórias em Assú/RN (1927-1947). Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação. Natal, 2019.

NUNES, Clarice. História da educação brasileira: novas abordagens de velhos objetos. Teoria & Educação. n.6, 1992. p.151-182.

OLIVEIRA, Amauri. Bourdieu, Chartier e os Diálogos entre a Sociologia e a História. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais Vol. 5 Nº 9, Julho de 2013.

PACHECO; Alexandre. As implicações do conceito de representação em Roger Chartier com as noções de habitus e campo em Pierre Bourdieu. ANPUH – XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Londrina, 2005.

SILVA, Robson de Oliveira. Colégio Interno Confessional Na Primeira República: Um Estudo De Caso No Brejo Paraibano. II Congresso Nacional de Educação (CONEDU). https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15611 ISSN: 2358-8829. Acessado em: 10-06-2022.

VASCONCELOS,Francisco Antonio de. Notas Sobre A Liderança De Dom Sebastião Leme No Brasil. Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões. ISSN: 2358 – 3037, 2021.

ARQUIVOS PESQUISADOS

Arquivos da Diocese de Caruaru, Pernambuco.

Entrevista: Irmã Iluminata, Rádio Cultura. Arquivos Do Colégio Sagrado Coração, 1970.

Periódico: O FAROL, Arquivos Do Colégio Sagrado Coração.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

LUZ MARQUES, Luiz Carlos; LOPES TORRES, José William. EDUCAÇÃO COMO MISSÃO: A CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DE DOMINAÇÃO CATÓLICA A PARTIR DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE CARUARU NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 13, n. 33, p. 435–458, 2022. DOI: 10.25247/paralellus.2022.v13n33.p435-458. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2275.. Acesso em: 12 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 394

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.