VIDA RELIGIOSA FEMININA NA AMAZÔNIA E SEU COMPROMISSO SOCIOTRANSFORMADOR
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2022.v13n32.p165-177Palavras-chave:
Missão, Religiosas, Fé e Política, Documento de Santarém, CidadaniaResumo
O objetivo geral do artigo é descobrir se a atuação das religiosas na Amazônia contribui para o surgimento de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, decorrente do exercício da fé e da cidadania. A abordagem metodológica é qualitativa de cunho bibliográfico. O primeiro passo foi descrever as atitudes de algumas mulheres mencionadas na bíblia, que inspiraram a vida religiosa feminina em todos os tempos e lugares. O segundo passo foi identificar, em alguns documentos da Igreja, diretrizes para uma atuação pastoral que aproxime fé e vida. Uma especial atenção foi dada ao Documento de Santarém, que motiva para uma “encarnação na realidade” e uma “evangelização libertadora”. Por fim, a partir do estudo de obras que tratam sobre os temas fé e política, foram dados exemplos concretos da atuação de religiosas na Amazônia depois do Concílio Vaticano II. Textos do Concílio Vaticano II, da tradição libertadora da Igreja latino-americana, da Igreja na Amazônia e do Magistério do Papa Francisco foram referenciais teóricos importantes no aprofundamento da dimensão social da fé presente neste artigo. Os resultados desta pesquisa apontam para o fato de a Vida Religiosa feminina está na vanguarda da ação evangelizadora na Amazônia, não medindo esforços para defender todas as formas de vida ameaçadas.
Downloads
Referências
AGNESE, Costalunga. Amazônia: Narrando os acontecimentos do caminho para Jerusalém e como o reconheceram na fração do pão (cf. Lc 24,33-35). Convergência. Rio de Janeiro, Ano. XLVIII, n. 461, p. 253, mai. 2013.
BEOZZO, José Oscar. A Igreja Latino-americana às vésperas do Concílio. São Paulo: Paulinas, 1993.
BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém (1973). Tradução do texto em língua portuguesa diretamente dos originais. São Paulo: Paulus, 1985.
BOFF, Leonardo. Igreja, carisma e poder – ensaios de eclesiologia militante. Edição revista. São Paulo: Record, 2005.
BOFF, Leonardo. Jesus Cristo libertador: ensaio de cristologia para o nosso tempo. 16ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
CNBB. Desafio Missionário - Documentos da Igreja na Amazônia - Coletânea. 1ª Edição – Brasília: 2014 – Edições CNBB.
CNBB. Eu vim para servir. Fraternidade, Igreja e Sociedade. Campanha da Fraternidade 2015. Texto Base. Brasília: CNBB, 2015.
CNBB. Justiça e Paz se abraçarão. Fraternidade e Política. Campanha da Fraternidade 1996. Texto Base. Brasília: CNBB, 2016.
COSTALUNGA, Agnese. Amazônia – Narrando os acontecimentos do caminho para Jerusalém e como o reconheceram na fração do pão (cf. Lc 24,33-35). Convergência. Rio de Janeiro, Ano XLVIII, n. 461, p. 252-262, mai. 2013.
COUTO, Raimundo Jorge da Cruz; COLARES, Anselmo Alencar. História de saberes amazônicos e emancipação política: o artesanato em Juruti-PA. Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade do Estado do Pará. Belém-Pará- Brasil. Revista Cocar. V.15 N.33. 2021a p.1-21.
COUTO, Raimundo Jorge da Cruz; COLARES, Anselmo Alencar. O Casulo: o pioneirismo em educação infantil no interior da Amazônia nas décadas de 1970 e 1980. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 7, n. 23, 2021b
FRANCISCO. Carta Encíclica Fratelli Tutti. Sobre a fraternidade e a amizade social. Roma, 3 de outubro de 2020. Disponível em: <http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tuxtti.html>. Acesso: 29 mai 2022.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Roma, 24 de novembro de 2013. Disponível em: <http://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.html>. Acesso: 29 mai 2022.
MESTERS, Carlos. Reencantar-se com a Esperança na vida (2021). Disponível em: < https://cebi.org.br/artigos-e-reflexoes/reencantar-se-com-a-esperanca-na-vida-frei-carlos-mesters/>. Acesso em 28 maio 2022.
MONDIN, Batista. Os teólogos da libertação. São Paulo: Paulinas, 1980.
REZENDE, M. Valéria V. Vida Religiosa rompendo os muros. Carisma e instituição. As Pequenas Comunidades Religiosas femininas inseridas no meio popular no Nordeste. João Pessoa: Manufatura Editora, 2002.
SILVA, L. J. S. Natureza capitalista versus natureza orgânica: o advento da ALCOA e a mobilização e organização das comunidades de Juruti no Baixo-Amazonas paraense. Tese de Doutorado – UFPA, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Belém, 2014.
STEINER, Leonardo. In: CNBB. Fraternidade, Igreja e Sociedade. Campanha da Fraternidade 2015. Texto Base. Brasília: CNBB, 2015,
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aíla Luzia Pinheiro de Andrade, Ivoneide Viana de Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).