CRISTIANISMO, ESPIRITISMO: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Autores

  • Cezar Augusto CERQUEIRA UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2012.v3n6.p177-187

Palavras-chave:

Cristianismo, Espiritismo, Diálogos.

Resumo

Este texto trata-se, originalmente, de uma reflexão acerca do tema da intolerância religiosa, que se traveste de inúmeras faces e que tem sido bastante comum, nos dias atuais, e tem se espalhado na esteira da expansão dos meios de divulgação da informação, tais como as redes sociais, blogs etc. Ocorre que seguidores das mais diversas denominações religiosas têm lançado, por motivações diversas, os mais ferrenhos ataques a outros grupos, especialmente ao Espiritismo. Nessa perspectiva, o texto, muito mais do que realçar pontos de discórdia e controvérsias entre grupos religiosos, busca apresentar e discutir alguns desses pontos, mas tem como pano de fundo a busca da tolerância religiosa e do diálogo e do respeito às diferenças, o que é uma preocupação atual dos grandes religiosos, educadores, cientistas e pacifistas, em geral. A mensagem final, que permeia todo o texto, vai no sentido da abertura, ao diálogo, evitando que as Religiões se transformem em sistemas fechados que não dialoguem, entre si por estarem absolutamente convencidas de suas verdades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cezar Augusto CERQUEIRA, UNICAP
    Doutor em demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e graduado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco.

Downloads

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

CERQUEIRA, Cezar Augusto. CRISTIANISMO, ESPIRITISMO: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 6, p. 177–187, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2012.v3n6.p177-187. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/214.. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 92

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.