O Momento do Transe como “veri-ficação teológica” e transfestação da existência Liberdade da alma e do corpo

Autores

  • Celeide Agapito Valadares Nogueira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2010.v1n2.p13-33

Palavras-chave:

Êxtase, Festa, Candomblé e Umbanda, Transcendência.

Resumo

Este artigo pretende abordar o fenômeno do transe no candomblé e na umbandacomo o momento da união e da festa, quando o ser humano se encontra emperfeita harmonia com o totalmente outro (ganz andere). Esse momento deêxtase, que se manifesta nas religiões afro-brasileiras, na compreensão dopesquisador Volney Berkenbrock, é a “veri-ficação teológica”, ou seja, o serhumano sente a união mística com a divindade de maneira que a “verdade setorna realidade”. O ser humano transcende e transgride o meramente culturalquando, em efusão com as entidades ou orixás, ascende outro nível, ao qual acultura nem a instituição conseguem controlar nem enquadrar, fazendo destasreligiões a possibilidade de transcendência a sua limitação contingencial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Celeide Agapito Valadares Nogueira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
    Graduada em Filosofia – UFJF. Especialização em Ciência da Religião – UFJF.Mestranda em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, soborientação do Prof. Dr. Volney José Berkenbrock.

Downloads

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

NOGUEIRA, Celeide Agapito Valadares. O Momento do Transe como “veri-ficação teológica” e transfestação da existência Liberdade da alma e do corpo. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 1, n. 2, p. 13–33, 2012. DOI: 10.25247/paralellus.2010.v1n2.p13-33. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/131.. Acesso em: 22 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 18

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.