DEUS ALÉM DA ESSÊNCIA

ÉTICA E TRANSCENDÊNCIA EM LÉVINAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n31.p585-600

Palavras-chave:

Deus, Ética, Lévinas, Rosto

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a abordagem do filósofo Emmanuel Lévinas sobre a questão de Deus e a possibilidade de sua narrativa. Trata-se de uma perspectiva que se desenvolveu a partir de uma contundente crítica à onto-teo-logia, que, segundo o filósofo, reduziu Deus a um objeto dentre os demais, suprimindo sua alteridade, restringindo-o às estruturas do Mesmo e situando-o na imanência. Longe do cenário da ontologia e de pretensões à comprovação da existência de Deus, Lévinas busca as circunstâncias nas quais esse nome excepcional pode ser proferido como palavra significante. A vinda de Deus à ideia relaciona-se ao campo ético, pois, no pensamento levinasiano, a relação com o Infinito está associada à trama ética e à justiça social, tendo como referência maior o rosto do outro homem. A palavra de Deus se revela como vestígio do rosto, como um traço refratário à apreensão através do conceito determinativo ou às caracterizações discursivas rígidas. Ao anunciar o além do ser, ou o outro modo que ser do Infinito, Lévinas faz a distinção entre duas estruturas linguísticas, diferenciando o Dizer pré-originário, relativo à esfera ética, e o Dito, de matriz ontológica. Para Lévinas, O Dizer imemorial carrega o traço do Infinito. Portanto, o Dito da narrativa sobre Deus deve se mover em constante evolução autocorretiva, tendo como escopo a significância da palavra Deus contida no Dizer da ética, fora do alcance da tematização

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiano Victor Oliveira Campos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC Minas, Brasil

    Doutor e mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com Pós-doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Possui especialização em Temas Filosóficos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atualmente, é professor Adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do Conselho Científico do CEBEL - Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos, membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Religião do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. 

  • Luis Fernando Pires Dias, PUC Minas

    Doutorando em Ciências da Religião pela PUC Minas. Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas. Graduado em Filosofia pela PUC Minas. 

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.

CAMPOS, Fabiano Victor de O. A teo-lógica de Levinas face às teologias racional e negativa. In: CAMPOS, Fabiano; SENRA, Flávio; LOTT, Henrique; ALMEIDA, Tatiane (orgs.). Religião e contemporaneidade: atualidade do fenômeno religioso. São Paulo: Fonte editorial, 2017. p. 159-191.

CAMPOS, Fabiano Victor. De outro modo que ser: o Deus de Emmanuel Levinas. In: CHACON, Daniel Ribeiro de Almeida; ALMEIDA, Frederico Soares de. (orgs.). Filosofia da religião: problemas da Antiguidade aos tempos atuais. São Paulo: Edições Loyola, 2020. p. 171-198.

CAMPOS, Fabiano Victor. Levinas e a teologia. Horizonte, Belo Horizonte, v. 14, n. 44, p. 1460-1494, 29 dez. 2016a.

CAMPOS, Fabiano Victor. O Deus 'outramente que ser' de Emmanuel Levinas. Horizonte, Belo Horizonte, v. 17, n. 53, p. 1249-1282, 2019.

CAMPOS, Fabiano Victor de O. O ser e o outro do ser: a questão de Deus em Emmanuel Levinas. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016b.

CHALIER, Catherine. Lévinas: a utopia do humano. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.

DERRIDA, Jacques. L’écriture et la différence. Paris: Éditions Du Seuil, 1967.

DESCARTES, René. Meditações sobre filosofia primeira. Campinas: UNICAMP, 2004.

FAESSLER, Marc. Dieu, autrement. In: CHALIER, Catherine; ABENSOUR, Miguel et al. (Org.). Lévinas. Les Cahiers de l’Herne Paris: L’Herne, 2006, p. 411-420.

HUNEMAN, Philippe; KULICH, Estelle. Introduction à la phénoménologie. Paris : Armand Colin, 1997.

LÉVINAS, Emmanuel. Autrement qu’être ou au-delà de l’essence. Paris: Kluwer Academic, 2006. (Le livre de poche)

LÉVINAS, Emmanuel. De l’existence à l’existant. Paris : Vrin, 2004a.

LÉVINAS, Emmanuel. De Dieu qui vient à l’idée. 2ª ed., Paris, Vrin, 2004b.

LÉVINAS, Emmanuel. De l’évasion. Paris : Fata Morgana, 1982a. (Le livre de poche).

LÉVINAS, Emmanuel. Dieu, la mort et le temps. Paris : Grasset & fasquelle, 1993.

LEVINAS, Emmanuel. En découvrant l’existence avec Husserl et Heidegger. Paris: Vrin, 2010.

LÉVINAS, Emmanuel. Entre nous: essais sur le penser-à-l’autre. Paris : Grasset, 1991. (Le livre de poche).

LÉVINAS, Emmanuel. Éthique et infini: dialogues avec Philippe Nemo. Paris: Fayard, 1982b. (Le livre de poche).

LÉVINAS, Emmanuel. Humanisme de l’autre homme. Paris : Fata Morgana, 1972. (Le livre de poche).

LÉVINAS, Emmanuel. Les imprévus de l’histoire. Paris: Fata Morgana, 1994a. (Le livre de poche).

LÉVINAS, Emmanuel. Liberté et commandement. Paris: Fata Morgana, 1994b. (Le livre de poche).

LÉVINAS, Emmanuel. Le temps et l’autre. Paris: PUF, 2009.

LÉVINAS, Emmanuel. Totalité et infini: essai sur l’extériorité. Paris : Kluver Academic, 2014. (Le livre de poche).

LÉVINAS, Emmanuel. Transcendance et intelligibilité. Genève : Labor et Fides, 1996.

MENEZES, Magali Mendes de. Nos vestígios de um pensamento ou por uma alteridade da palavra. In: SUSIN, Luiz Carlos et al (Org.) . Éticas em diálogo: Levinas e o pensamento contemporâneo: questões e interfaces. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 131 a 144.

MOLINARO, Aniceto. Metafísica: curso sistemático. São Paulo: Paulus, 2002.

MORO, Ulpiano Vásquez. El discurso sobre Dios en la obra de E. Levinas. Madri: Publicaciones de la Universidad Pontifícia Comilas, 1982.

PIVATTO, Perventino Stefano. A questão de Deus no pensamento de Lévinas. In: OLIVEIRA, Manfredo; ALMEIDA Custódio et al. (Org). O Deus dos filósofos contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 2002, p.178-198.

RIBEIRO JUNIOR, Nilo. Sabedoria da paz: ética e Téo-lógica em Emmanuel Levinas. São Paulo: Loyola, 2008.

SOUZA, José Tadeu Batista de. Deus, Ética e Ontologia em Levinas. Ágora Filosófica, Recife, v. 20, n. 2, p. 115-131, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

CAMPOS, Fabiano Victor Oliveira; DIAS, Luis Fernando Pires. DEUS ALÉM DA ESSÊNCIA: ÉTICA E TRANSCENDÊNCIA EM LÉVINAS. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 12, n. 31, p. 585–600, 2021. DOI: 10.25247/paralellus.2021.v12n31.p585-600. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2009.. Acesso em: 2 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 76

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.