MANIFESTAÇÕES CULTURAIS POPULARES

DISCUSSÃO E INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n34.p327-344

Palavras-chave:

Ressignificados; Práticas; Escola; Aluno.

Resumo

Este artigo tem o objetivo discutir o papel da escola como espaço capaz de significar, ressignificar e, de ressurgimento das manifestações culturais com ênfase na religiosidade, através de práticas educacionais inclusivas e políticas de enfrentamento no cotidiano escolar. Para o alcance dos objetivos faz-se um recorte histórico fundamentado acerca da estrutura e modelo de educação no Brasil, bem como, lança luz ao que está exposto na nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC em se tratando de políticas públicas voltadas para a questão em tela e sua efetiva aplicação, bem como análise textuais e documentais tendo o aporte  teórico de autores que  abordam a temática  em pauta. Discorre ainda sobre conceitos de cultura, dando ar de pluralidade, onde não há mais o que se falar numa cultura e sim, culturas. Por fim, o artigo trata dessa temática apontando  que no espaço escolar, essa unidade humana e social longe de ser homogênea, se tecem as relações afetivas, socioafetivas, educacionais, profissionais e de conflitos, construídas através das interações das relações interpessoais, das ideias, diálogos, seus saberes e viveres no espaço escolar. 

Palavras chave: Ressignificados; Práticas; Escola; Aluno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Lima Moreira, Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL

    Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP (2018). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL. E-mail: acmmoreira@hotmail.com.

Referências

AZZI, Riolando. A Igreja Católica na Formação da Sociedade Brasileira. Aparecida-SP: Santuário,2008.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. História e Geografia. Brasília: 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Bases Legais. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília:1999.

BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base, 2017. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192.Acessso em junho de 2021.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças Culturais, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011.Disponível em https://saopauloopencentre.com.br/wp-content/uploads/2019/05/candau.pdf In:LERNER, D. (2007) Ensenãr en la Diversidad. Conferencia dictada en las Primeras Jornadas de Educación Intercultural de la Provincia de Buenos Aires: Género, generaciones y etnicidades en los mapas escolares contemporáneos. Dirección de Modalidad de Educación Intercultural. La Plata, 28 de junio de 2007. Texto publicado en Lectura y Vida. Revista Latinoamericana de Lectura. Buenos Aires, v.26, n.4, dez. Acesso em junho de 2021.

DAMATA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco,1986.

FREIRE, Paulo.Educação como Prática de Liberdade. 18. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 1983.

GANDIN, Luiz Armando. Para onde a escola está sendo levada? (Ou a escola pode ser levada para algum lugar diferente daquele que o projeto hegemônico quer?)In: para onde vai a escola? Revista de Educação .v.27, nº 107, abr/ jun. 1998 quer Brasília AEC- 1998- ISSN 0104- 0537

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. In: Educação & Realidade. jul/dez. 1997. p. 15-46. Disponível em http://diversidade.pr5.ufrj.br/images/banco/textos/HALL_-_A_Centralidade_da_Cultura.pdf.Acesso em junho de 2022.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual.In: Identidade e Diferença.A perspectiva dos Estudos Culturais.HALL,Stuart; WOODWARD, Kathryn. SIlVA, Thomaz Tadeu da (Org/Trad.). 15 ed.4 reimp. Petrópolis, RJ: Vozes,2014.

SANTANA, Manoel Henrique de Melo. Práticas Simbólicas. Uma análise discursiva de Mitos, Ritos e Prédicas da religiosidade popular.Maceió:SESMAC,2017

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

MOREIRA, Ana Cristina Lima. MANIFESTAÇÕES CULTURAIS POPULARES: DISCUSSÃO E INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 34, p. 327–344, 2023. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n34.p327-344. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2220.. Acesso em: 8 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 81

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.