MANIFESTAÇÕES CULTURAIS POPULARES

DISCUSSÃO E INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n34.p327-344

Palavras-chave:

Ressignificados; Práticas; Escola; Aluno.

Resumo

Este artigo tem o objetivo discutir o papel da escola como espaço capaz de significar, ressignificar e, de ressurgimento das manifestações culturais com ênfase na religiosidade, através de práticas educacionais inclusivas e políticas de enfrentamento no cotidiano escolar. Para o alcance dos objetivos faz-se um recorte histórico fundamentado acerca da estrutura e modelo de educação no Brasil, bem como, lança luz ao que está exposto na nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC em se tratando de políticas públicas voltadas para a questão em tela e sua efetiva aplicação, bem como análise textuais e documentais tendo o aporte  teórico de autores que  abordam a temática  em pauta. Discorre ainda sobre conceitos de cultura, dando ar de pluralidade, onde não há mais o que se falar numa cultura e sim, culturas. Por fim, o artigo trata dessa temática apontando  que no espaço escolar, essa unidade humana e social longe de ser homogênea, se tecem as relações afetivas, socioafetivas, educacionais, profissionais e de conflitos, construídas através das interações das relações interpessoais, das ideias, diálogos, seus saberes e viveres no espaço escolar. 

Palavras chave: Ressignificados; Práticas; Escola; Aluno.

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Biografia do Autor

  • Ana Cristina Lima Moreira, Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL

    Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP (2018). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL. E-mail: acmmoreira@hotmail.com.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

MOREIRA, Ana Cristina Lima. MANIFESTAÇÕES CULTURAIS POPULARES: DISCUSSÃO E INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 34, p. 327–344, 2023. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n34.p327-344. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2220.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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