A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO

DO IMAGINÁRIO SOCIAL SOBRE O “ÍNDIO” A LEGISLAÇÃO NACIONAL E EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2024.v11n22.p249-269

Palavras-chave:

temática indígena, imaginário social, lei 11645/08

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar dados e reflexões a respeito de como o imaginário social do “índio”, criado a partir de projetos coloniais, influenciou a construção de uma identidade nacional e a exclusão de pessoas e povos indígenas, e ainda tem influência a partir de abordagens etnocêntricas que priorizam a matriz europeia nos conteúdos ensinados e difundidos no contexto escolar. Bem como, apresentar textos legislativos que dizem respeito às Constituições Federativas e aos capítulos que envolvem direitos educacionais na Constituição vigente na atualidade. Para compor este texto, as reflexões se amparam em autores indígenas e não-indígenas compromissados com a valorização e difusão de informações mais próximas à realidade de pessoas e povos indígenas, tais como Daniel Munduruku (2017), Edson Kayapó, Smith (2018), Silva e Costa (2018), Bittencourt (2013). Como aspectos teórico-metodológicos elencamos a pesquisa bibliográfica, com o levantamento de estudos que falam a respeito da presença indígena na história do Brasil e no ensino, e a pesquisa documental com análise dos textos legislativos que dizem respeito ao tema da pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tássita de Assis Moreira, Universidade Federal de Uberlândia

    Tássita é professora, historiadora, mestra em Educação e pedagoga em formação, possui especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais. Desenvolve estudos sobre o ensino da Temática Indígena e a descolonização de saberes e práticas educativas, buscando sobretudo a valorização e difusão das histórias e culturas indígenas. É autora do livro Guia de Ensino Decolonial e natural de Mogi das Cruzes, SP. Já viveu em 6 cidades diferentes entre MG e SP. Atua como Infoprofessora, produzindo conteúdos nas redes sociais, palestras, cursos, materiais e oficinas com base na Educação Decolonial. 

  • Aléxia Pádua Franco, Universidade Federal de Uberlândia

    Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). 

Referências

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na História do Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. A temática indígena no Ensino de História: possibilidades para diálogos interculturais? In: GUIMARAES, Selva; GATTI JR., Décio (orgs.). Perspectivas do Ensino de História: ensino, cidadania e consciência histórica. Uberlândia: EDUFU, 2011 pp. 295-304.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. História das populações indígenas na escola: memórias e esquecimentos. In: PEREIRA, Amilcar Araujo; MONTEIRO, Ana Maria (Orgs.). Ensino de histórias afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. p. 101-132.

BOLLMANN, Maria da Graça Nóbrega; AGUIAR, Letícia Carneiro. LDB: projetos em disputa da tramitação à aprovação em 1996. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, pp. 407-428, jul/dez, 2016. https://doi.org/10.22420/rde.v10i19.703

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 17 de junho de 2020.

FRANCO, Aléxia Pádua. Ensino de História, televisão e pluralidade cultural:(re)pensando relações. 1998. 295f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Uberlândia Uberlândia, 1998.

KAYAPÓ, Edson. A diversidade sociocultural dos povos indígenas no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?. In: Sesc. Culturas indígenas, diversidade e educação. Rio de Janeiro: Sesc Departamento Nacional, 2020.

KAYSER, Hartmut-Emanuel. Os Direitos dos Povos Indígenas do Brasil. Desenvolvimento histórico e estágio atual. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Ed., 2010.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. tradução Bernardo Leitão ... [et al.] -- Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1990. (Coleção Repertórios).

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade o lado mais escuro da modernidade. RBCS Vol. 32 n° 94 junho/2017, pp. 1-18. https://doi.org/10.17666/329402/2017

MOREIRA, Tássita de Assis. A questão indígena nas aulas de História: perspectivas de ensino sobre a diversidade cultura dos povos indígenas do Brasil. In: MARCELINO, Mical de Melo; VILELA, Maria Apª A. Satto; GONÇALVES, Luciane R. Dias (orgs.). Educação e Diversidade desafios contemporâneos e perspectivas para um futuro incerto. Ituiutaba : Barlavento, 2020, pp. 129-154.

MUNDURUKU, Daniel. Mundurukando 2: sobre vivências, piolhos e afetos: roda de conversa com educadores. 1. Ed. Lorena, SP: Uk’a Editorial, 2017.

MUNDURUKU, Daniel. As literaturas indígenas e as novas tecnologias da memória. In: DELGADO, Paulo Sergio; JESUS, Naine Terena de (orgs.). Povos Indígenas no Brasil: Perspectiva no fortalecimento de lutas e combate ao preconceito por meio do audiovisual. - Curitiba, PR: Brazil Publishing, 2018, pp. 169-180.

MUNDURUKU, Daniel. O banquete dos deuses: conversa sobre a origem da cultura brasileira. 1. Ed. São Paulo: Editora Angra, 2000.

NAKASHIMA, Henry Albert Yukio. “Índios do Brasil”: uma reflexão decolonial. Congresso nternacional Povos da América Latina (CIPIAL), 2019, pp. 1-16.

OLIVEIRA, Solane D. Pastro; MARINHO, Maria Gabriela da S. M. da Cunha. Diretas já, um movimento social híbrido. REVISTA DEBATES, Porto Alegre, v.6, n.3, p.129-143, set.-dez. 2012. https://doi.org/10.22456/1982-5269.31344

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SILVA, Edson. Os povos indígenas, o ensino e a lei 11.645/2008: discutindo desafios, impasses e limites. In: SANTOS, Benerval; CAMARGO, Clarice C. Ortiz de; MANO, Marcel (orgs.). Culturas e histórias dos povos indígenas no Brasil: novas contribuições ao ensino. Uberlândia: RB Gráfica Digital Eireli, 2015, pp. 34-56.

SILVA, Edson. Os Povos Indígenas e o Ensino: Reflexões e Questionamentos às Práticas Pedagógicas. Tópicos Educacionais, Recife, v. 23, n.2, pp. 89-105, jul/dez. 2017. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/>. https://doi.org/10.51359/2448- 0215.2017.235106

SILVA, Giovani José da; COSTA Anna Maria Ribeiro F. M. da. História e Culturas Indígenas na Educação Básica. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Tradução Roberto G. Barbosa. Curitiba: Ed. UFPR, 2018.

UNESCO; CNE. Estudos para regulamentar a Lei 11.645. Consultor Luís Donisete Benzi Grupioni, 2012.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: las insurgencias político-epistemicas de refundar el Estado. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, No.9: 131-152, julio-diciembre 2008. https://doi.org/10.25058/20112742.343

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica e educación intercultural. Seminario, Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz, 2009, pp. 1-18.

WALSH, Catherine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. 7 letras, 2009.

WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales. Práticas Insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Serie Pensamiento Decolonial. Editora Abya-Yala. Equador, 2017.

WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder um pensamento e Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), V. 05, N. 1, Jan.-Jul., 2019, pp. 6-39.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

MOREIRA, Tássita de Assis; FRANCO, Aléxia Pádua. A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO: DO IMAGINÁRIO SOCIAL SOBRE O “ÍNDIO” A LEGISLAÇÃO NACIONAL E EDUCACIONAL. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 22, p. 249–269, 2024. DOI: 10.25247/hu.2024.v11n22.p249-269. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/2999.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

91-100 de 188

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.