Transformação histórica da educação escolar indígena no Brasil: da política integracionista do século XX à interculturalidade?

Autores

  • Simone Siqueira Campos Rebouças Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2020.v7n14.p482-494

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Integracionismo e interculturalidade, Transformação histórica.

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir as influências do Integracionismo vigente durante o século XX sobre o sistema de educação escolar indígena (EEI) na atualidade. Pretende-se compreender como vem sendo desenvolvida a política educacional em favor das comunidades indígenas, em especial diante das disposições contidas na Constituição Federal de 1988, na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho e na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Partindo da hipótese de que não é possível afirmar a completa superação da teoria integracionista e a efetiva implementação das concepções pluriétnica e intercultural no plano da educação, deu-se ênfase a levantamentos bibliográficos e documentais para apresentar, ao final, as principais dificuldades práticas que persistem nesse contexto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone Siqueira Campos Rebouças, Universidade Católica de Pernambuco
    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco (PPGH-UNICAP). Especialização em Direito Público pelo Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade INESP. Membro do Grupo de Estudos Transdisciplinares em História Social.

Referências

ASSIS, Eneida Corrêa de. Escola indígena: uma “frente ideológica”. Brasília, Dissertação (Mestrado), Universidade de Brasília, 1981.

BERGAMASCH, Maria Aparecida; SILVA, Rosa Helena Dias da. Educação escolar indígena no Brasil: da escola para índios às escolas indígenas. Revista Agora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 124-150, jan./jun., 2007.

CUNHA, Luiz Otávio Pinheiro da. A política indigenista no Brasil: as escolas mantidas pela FUNAI. Brasília, Dissertação (Mestrado), Universidade de Brasília, 1990.

FERREIRA, Mariana Kawall. A educação escolar indígena: um diagnóstico crítico da situação do Brasil. In: FERREIRA, Mariana Kawall; SILVA, Aracy Lopes da (Orgs.). Antropologia, História e Educação: a questão indígena e a escola. São Paulo: Editora Global, 2001.

KAYSER, Hartmut-Emanuel. Os direitos dos povos indígenas do Brasil: desenvolvimento histórico e estágio atual. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris Editora, 2010.

LIMA, Antônio Carlos de Souza. Sobre indigenismo, autoritarismo e nacionalidade: considerações sobre a constituição do discurso e da prática da "proteção fraternal" no Brasil. In: OLIVEIRA, João Pacheco de (Org.). Sociedades indígenas e indigenismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1987.

MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 3 p. 1530-1555, out./dez., 2014.

OLIVEIRA, Luiz Antônio de; NASCIMENTO, Rita Gomes do. Roteiro para uma história da educação escolar indígena: notas sobre a relação entre política indigenista e educacional. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 765-781, setembro, 2012.

RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. Petrópolis: Editora Vozes, 1970.

SANTOS, Sílvio Coelho dos. Educação e sociedades tribais. Porto Alegre: Editora Movimento, 1975.

SANTOS, Sílvio Coelho dos; TASSINARI, Antonella; WEBER, Catia. Revisando a LDB e o Plano Nacional de Educação. In: Audiência Pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Florianópolis, 2007.

TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz. A educação escolar indígena no contexto da antropologia brasileira. A Ilha - Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 217-245, 2008.

VITORELLI, Edilson. Estatuto do Índio: Lei nº 6.001/1973. Salvador: Editora Juspodivm, 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

REBOUÇAS, Simone Siqueira Campos. Transformação histórica da educação escolar indígena no Brasil: da política integracionista do século XX à interculturalidade?. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 14, p. 482–494, 2020. DOI: 10.25247/hu.2020.v7n14.p482-494. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1760.. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 99

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.