Harry Potter como recurso didático para o ensino da Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2021.v8n15.p117-138Palavras-chave:
Ditadura Civil-Militar Brasileira, História e Cinema, Ensino de História.Resumo
A série Harry Potter consolidou-se como fenômeno literário e cinematográfico. Os livros e filmes nos apresentam um mundo que existe paralelamente ao real, um mundo bruxo com seus próprios costumes e estruturas. Na ficção escrita por J.K. Rowling, o mundo bruxo passa pelo processo de criação de um governo ditatorial que se assemelha às experiências reais da História do Brasil ocorridas no período de 1964 a 1985, isto é, quando o país viveu a Ditadura Civil-Militar. O tema em questão dialoga com a História do Tempo Presente e os debates já bastante consolidados a respeito do uso do cinema em sala de aula. O presente trabalho busca analisar as semelhanças referidas acima, a fim de utilizá-las como recurso didático nas aulas de História. Além da análise de semelhanças e diferenças entre ficção e realidade, serão abordadas algumas sugestões que poderão ser amplificadas pelos professores para sua utilização em sala de aula no ensino básico.
Downloads
Referências
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO. Brasil: nunca mais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BORGES, Nilson. A Doutrina de Segurança Nacional e os governos militares. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org.). O Brasil republicano: O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 4 v.
BUENO, Silveira. Minidicionário da língua portuguesa. 2.ed. São Paulo: FTD, 2007.
CARVALHO, Lucas Borges de. A Censura Política à Imprensa na Ditadura Militar: fundamentos e controvérsias. In: Revista da Faculdade de Direito – UFPR, Curitiba, vol. 59, n. 1, p. 79-100, 2014.
FERREIRA JR, Amarilio; BITTAR, Marisa. Educação e ideologia tecnocrática na Ditadura Militar. In: Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 333-355, set./dez. 2008.
FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
FICO, Carlos. Como eles agiam. Rio de Janeiro: Record, 2001.
FICO, Carlos. “Prezada Censura”: cartas ao regime militar. In: Topoi. Rio de Janeiro, dezembro 2002, pp. 251-286.
FICO, Carlos. Espionagem, polícia política e propaganda: os pilares básicos da repressão. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org.). O Brasil republicano: o tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 4 v.
FICO, Carlos. História do Tempo Presente, eventos traumáticos e documentos sensíveis - o caso brasileiro. In: Varia História: Belo Horizonte, vol. 28, n. 47, p. 43-59, 2012.
FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2015. J. K. Rowling. About J.K. Rowling. s/d. Disponível em https://www.jkrowling.com/about/ Acesso em 29/jun./2019.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
OHCHR. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por/ Acesso em 29/jun./2019.
PADRÓS, Enrique Serra. A Guerra Contra as Crianças: práticas de sequestro, desaparecimento e apropriação de identidade no século XX. In: Albuquerque: revista de História, Campo Grande, MS, v. 6 n. 11 p. 89-119, jan./jun. 2014
PORTAL DA LEGISLAÇÃO. Atos Institucionais. s/d. Disponível em http://www4.planalto.gov.br/legislacao/portal-legis/legislacao-historica/atos-institucionais/ Acesso em 29/jun./2019.
QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. O Pasquim: um jornal que só diz a verdade quando está sem imaginação (1969-1991). In: História & Perspectivas, Uberlândia, (31) :229-252, Jul./Dez. 2004.
ROLLEMBERG, Denise. Esquerdas revolucionárias e luta armada. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org.). O Brasil republicano: o tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 4 v.
ROWLING, J. K. Harry Potter e a pedra filosofal. Rio de Janeiro: Rocco, 2000a.
ROWLING, J. K. Harry Potter e a câmara secreta. Rio de Janeiro: Rocco, 2000b.
ROWLING, J. K. Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban. Rio de Janeiro: Rocco, 2000c.
ROWLING, J. K. Harry Potter e o cálice de fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
ROWLING, J. K. Harry Potter e a Ordem da Fênix. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
ROWLING, J. K. Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
ROWLING, J. K. Harry Potter e as Relíquias da Morte. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
ROWLING, J. K. The Daily Prophet. Pottermore. s/d a Disponível em: https://www.pottermore.com/writing-by-jk-rowling/the-daily-prophet/ Acesso em 29/jun./2019.
ROWLING, J. K. The Floo Network. Pottermore. s/d b Disponível em: https://www.pottermore.com/writing-by-jk-rowling/the-floo-network/ Acesso em 29/jun./2019.
ROWLING, J. K. Floo Powder. Pottermore. s/d c Disponível em: https://www.pottermore.com/writing-by-jk-rowling/floo-powder/ Acesso em 29/jun./2019.
SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Castelo a Tancredo 1964-1985. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988 SOUZA, Polyana Jessica do Carmo; SOARES, Valter Guimarães. Cinema e ensino de História. In: XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH. Rio Grande do Norte, 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371330125_ARQUIVO_polyanaartigofinal1.pdf/ Acesso em 29/jun./2019.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.