Harry Potter como recurso didático para o ensino da Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985)

Autores

  • Roberto Radünz Universidade de Caxias do Sul. PPGHIS
  • Victória Zanela Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2021.v8n15.p117-138

Palavras-chave:

Ditadura Civil-Militar Brasileira, História e Cinema, Ensino de História.

Resumo

A série Harry Potter consolidou-se como fenômeno literário e cinematográfico. Os livros e filmes nos apresentam um mundo que existe paralelamente ao real, um mundo bruxo com seus próprios costumes e estruturas. Na ficção escrita por J.K. Rowling, o mundo bruxo passa pelo processo de criação de um governo ditatorial que se assemelha às experiências reais da História do Brasil ocorridas no período de 1964 a 1985, isto é, quando o país viveu a Ditadura Civil-Militar. O tema em questão dialoga com a História do Tempo Presente e os debates já bastante consolidados a respeito do uso do cinema em sala de aula. O presente trabalho busca analisar as semelhanças referidas acima, a fim de utilizá-las como recurso didático nas aulas de História. Além da análise de semelhanças e diferenças entre ficção e realidade, serão abordadas algumas sugestões que poderão ser amplificadas pelos professores para sua utilização em sala de aula no ensino básico.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberto Radünz, Universidade de Caxias do Sul. PPGHIS
    Possui graduação em História e Teologia. Doutor em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado pela Universidade de Varsóvia - Polônia. Professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul - UCS 
  • Victória Zanela, Universidade de Caxias do Sul
    Graduada em História pela Universidade de Caxias do Sul

Referências

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO. Brasil: nunca mais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BORGES, Nilson. A Doutrina de Segurança Nacional e os governos militares. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org.). O Brasil republicano: O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 4 v.

BUENO, Silveira. Minidicionário da língua portuguesa. 2.ed. São Paulo: FTD, 2007.

CARVALHO, Lucas Borges de. A Censura Política à Imprensa na Ditadura Militar: fundamentos e controvérsias. In: Revista da Faculdade de Direito – UFPR, Curitiba, vol. 59, n. 1, p. 79-100, 2014.

FERREIRA JR, Amarilio; BITTAR, Marisa. Educação e ideologia tecnocrática na Ditadura Militar. In: Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 333-355, set./dez. 2008.

FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

FICO, Carlos. Como eles agiam. Rio de Janeiro: Record, 2001.

FICO, Carlos. “Prezada Censura”: cartas ao regime militar. In: Topoi. Rio de Janeiro, dezembro 2002, pp. 251-286.

FICO, Carlos. Espionagem, polícia política e propaganda: os pilares básicos da repressão. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org.). O Brasil republicano: o tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 4 v.

FICO, Carlos. História do Tempo Presente, eventos traumáticos e documentos sensíveis - o caso brasileiro. In: Varia História: Belo Horizonte, vol. 28, n. 47, p. 43-59, 2012.

FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2015. J. K. Rowling. About J.K. Rowling. s/d. Disponível em https://www.jkrowling.com/about/ Acesso em 29/jun./2019.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

OHCHR. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por/ Acesso em 29/jun./2019.

PADRÓS, Enrique Serra. A Guerra Contra as Crianças: práticas de sequestro, desaparecimento e apropriação de identidade no século XX. In: Albuquerque: revista de História, Campo Grande, MS, v. 6 n. 11 p. 89-119, jan./jun. 2014

PORTAL DA LEGISLAÇÃO. Atos Institucionais. s/d. Disponível em http://www4.planalto.gov.br/legislacao/portal-legis/legislacao-historica/atos-institucionais/ Acesso em 29/jun./2019.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. O Pasquim: um jornal que só diz a verdade quando está sem imaginação (1969-1991). In: História & Perspectivas, Uberlândia, (31) :229-252, Jul./Dez. 2004.

ROLLEMBERG, Denise. Esquerdas revolucionárias e luta armada. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org.). O Brasil republicano: o tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 4 v.

ROWLING, J. K. Harry Potter e a pedra filosofal. Rio de Janeiro: Rocco, 2000a.

ROWLING, J. K. Harry Potter e a câmara secreta. Rio de Janeiro: Rocco, 2000b.

ROWLING, J. K. Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban. Rio de Janeiro: Rocco, 2000c.

ROWLING, J. K. Harry Potter e o cálice de fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

ROWLING, J. K. Harry Potter e a Ordem da Fênix. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

ROWLING, J. K. Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

ROWLING, J. K. Harry Potter e as Relíquias da Morte. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

ROWLING, J. K. The Daily Prophet. Pottermore. s/d a Disponível em: https://www.pottermore.com/writing-by-jk-rowling/the-daily-prophet/ Acesso em 29/jun./2019.

ROWLING, J. K. The Floo Network. Pottermore. s/d b Disponível em: https://www.pottermore.com/writing-by-jk-rowling/the-floo-network/ Acesso em 29/jun./2019.

ROWLING, J. K. Floo Powder. Pottermore. s/d c Disponível em: https://www.pottermore.com/writing-by-jk-rowling/floo-powder/ Acesso em 29/jun./2019.

SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Castelo a Tancredo 1964-1985. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988 SOUZA, Polyana Jessica do Carmo; SOARES, Valter Guimarães. Cinema e ensino de História. In: XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH. Rio Grande do Norte, 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371330125_ARQUIVO_polyanaartigofinal1.pdf/ Acesso em 29/jun./2019.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

RADÜNZ, Roberto; ZANELA, Victória. Harry Potter como recurso didático para o ensino da Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 8, n. 15, p. 117–138, 2021. DOI: 10.25247/hu.2021.v8n15.p117-138. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1771.. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 261

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.