A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO
DO IMAGINÁRIO SOCIAL SOBRE O “ÍNDIO” A LEGISLAÇÃO NACIONAL E EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2024.v11n22.p%25pPalavras-chave:
temática indígena, imaginário social, lei 11645/08Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar dados e reflexões a respeito de como o imaginário social do “índio”, criado a partir de projetos coloniais, influenciou a construção de uma identidade nacional e a exclusão de pessoas e povos indígenas, e ainda tem influência a partir de abordagens etnocêntricas que priorizam a matriz europeia nos conteúdos ensinados e difundidos no contexto escolar. Bem como, apresentar textos legislativos que dizem respeito às Constituições Federativas e aos capítulos que envolvem direitos educacionais na Constituição vigente na atualidade. Para compor este texto, as reflexões se amparam em autores indígenas e não-indígenas compromissados com a valorização e difusão de informações mais próximas à realidade de pessoas e povos indígenas, tais como Daniel Munduruku (2017), Edson Kayapó, Smith (2018), Silva e Costa (2018), Bittencourt (2013). Como aspectos teórico-metodológicos elencamos a pesquisa bibliográfica, com o levantamento de estudos que falam a respeito da presença indígena na história do Brasil e no ensino, e a pesquisa documental com análise dos textos legislativos que dizem respeito ao tema da pesquisa.
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