REGIONALIZATION, CAPES AND POSTGRADUATE:
AN ANALYSIS OF THE TERRITORIAL SCOPE OF THE THESES IN THE LAW FIELD DEFENDED IN THE NORTHEAST REGION (2017-2022)
DOI:
https://doi.org/10.25247/2764-8907.2023.v2n2.p95-112Keywords:
capes, graduation, regionalizationAbstract
The promotion of regionalization encouraged by CAPES for the area of Law, aims, among other objectives, to enhance the local social return of Graduate Programs. This commitment made explicit in the National Postgraduate Plan (2011-2020), in Document n. 26 of the Area of Law and in the Evaluative Form of Graduate Programs in Law, hopes that legal research reflects more closely local and regional challenges. In this sense, the guiding question-problem of the research is: are doctoral research in the field of law focused on local social, economic, and legal challenges? The focus is on the doctoral theses defended in graduate programs in law in the northeast region, from 2017 to 2022, and the analysis starts from the observation of alignment (or not) with the idea of regionalization. Using an empirical-quantitative approach, the research reveals a predominance of these themes focused on the national scope, suggesting that CAPES' regionalization attempts have not yet been achieved in this regard. The result raises questions about the reasons for this national bias and the implications for regionalization policy.
Downloads
References
REFERÊNCIAS
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020. Volume I. Brasília: CAPES, 2010. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/livros-pnpg-volume-i-mont-pdf Acesso em: 19 dez. 2022
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Catálogo de Teses e Dissertações. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 20 dez. 2022
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Documento de Área (Área 26 – Direito). 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/direito-pdf Acesso em: 17 dez. 2022.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Fichas de Avaliação (Área 26 - Direito). 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/copy_of_FICHA_DIREITO_2_ATUALIZADA.pdf Acesso em: 18 dez. 2022.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Plataforma Sucupira. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 20 dez. 2022.
HORTA, J. S. B. Avaliação da pós-graduação: com a palavra os Coordenadores do Programa. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 19-48, jan./jun. 2006.
LOBO, Gilneide Maria de Oliveira; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. A expansão e interiorização da pós-graduação stricto sensu no nordeste do brasil (2008-2017) e sua articulação com as metas 13 e 14 do PNE. Revelli - Revista de Educação, Linguagem e Literatura, v. 12, n. 14, p. 96-116, 2021. Doi: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/9742. Acesso em 20 dez. 2022
PACHECO, José Augusto. Ser professor em contextos de regulação transnacional. Para uma atitude cosmopolita docente. CIEd-IE, Universidade do Minho, Portugal, 2018.
PIRES, Aparecida Carneiro. Políticas de regionalização da Capes: limites e potencialidades para a história e cultura da pós-graduação em Educação stricto sensu no Norte e Nordeste do Brasil. In: SILVA, Marília Cecília de Paula (org). De corpo inteiro: ensaios sobre gênero, sexualidade e políticas públicas. Salvador: UFBA; Belo Horizonte: ANPOCS, 2017. p. 133 - 143. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31830/5/DeCorpoInteiro.pdf#page=135 Acesso em: 21 dez. 2022.
PRADO, E. C. DO; SANTOS, C. M. DOS; PEREIRA JUNIOR, A. M. Pós-graduação stricto sensu em Direito: onde e como se forma o docente dos cursos de graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, n. 28, 7 dez. 2015. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/814/pdf Acesso em: 18 dez. 2022.
SANTOS, Boaventura de Sousa. 5. ed. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003.
SERAFIM, ANDRÉA BIER. A pós-graduação no Brasil: políticas de desenvolvimento. IV Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2004.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Maria Teodora Rocha Maia do Amaral, Ramon Rebouças Nolasco de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Direito, Processo e Cidadania o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).