François Ost y el Derecho como “Imperio del Tercero”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n2.p116-121

Palabras clave:

filosofía del derecho, teoría del derecho, derecho

Resumen

A obra Le droit ou l’empire du tiers, de François Ost, propõe uma teoria inovadora do direito centrada na figura do “terceiro” como mediador essencial das relações sociais. Ost argumenta que o direito não se reduz a normas ou procedimentos, mas reside na institucionalização da mediação, transformando relações binárias em estruturas trianguladas. Utilizando uma abordagem interdisciplinar e uma metáfora teatral, o autor analisa como o direito se distingue da violência e do amor, oferecendo uma via de universalização e contenção das paixões. A resenha de Orlando Villas Bôas Filho destaca a relevância da obra para contextos de crise institucional, reforçando sua atualidade e profundidade teórica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Orlando Villas Bôas Filho, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo

    Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Direito, na área de concentração Filosofia e Teoria Geral do Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado na Université de Paris X – Nanterre, França e na École Normale Supérieure de Paris, França. Correspondente lusófono na América Latina do Réseau Européen Droit et Société. Membro do Comitê Editorial da Revue Droit et Société (Revue Internationale de Théorie du Droit et de Sociologie Juridique) e da Red Justicia, Política y Derecho (REDIJUS).

Referencias

MATTEI, Ugo; NADER, Laura. Plunder: when de rule of law is illegal. Oxford: Blackwell Publishing, 2008.

OST, François. Le droit ou l’empire du tiers. Paris: Dalloz, 2021.

ROULAND, Norbert. Anthropologie juridique. Paris: Presses Universitaires de France, 1988.

SANTORO, Emilio. Diritto e diritti: lo stato di diritto nell’era della globalizzazione. Torino: G. Giappichelli Editore, 2008.

Archivos adicionales

Publicado

2025-05-15

Cómo citar

VILLAS BÔAS FILHO, Orlando. François Ost y el Derecho como “Imperio del Tercero”. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 25, n. 2, p. 116–121, 2025. DOI: 10.25247/P1982-999X.2025.v25n2.p116-121. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/3157.. Acesso em: 5 dec. 2025.

Artículos similares

1-10 de 326

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.