Lifeworld and Educational Contexts: epistemological and Hermeneutic Implications

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n3.p126-145

Keywords:

education, phenomenology, axiology, epistemology

Abstract

This article proposes a dialogue between the thoughts of Jürgen Habermas and Edmund Husserl, two philosophers who were interested in epistemology and hermeneutics. Our aim is to show the contributions of Husserl's phenomenology, which seeks to describe the essence of things from the experiences of subjects, and Habermas' theory of communicative action, which affirms that communication is essential for the construction of the social world and for coexistence. We will also examine Habermas' critique of Hans-Georg Gadamer's hermeneutics, which values understanding and tradition, and argues that critical theory must be critical of tradition, questioning it and reassessing it constantly. Thus, we will seek to show the possibilities and ethical challenges that arise in the lifeworld from epistemological and hermeneutical perspectives.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Sandro Roberto de Santana Gomes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

    Graduado em Filosofia e Teologia (licenciatura). Licenciatura em Pedagogia. Pós-Graduado em Metodologia do ERE. Mestrado em Ciências da Religião. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Atuou com Coordenador de Pastoral no Colégio Marista São Luís e professor dos 3anos do ensino médio do Colégio Damas. Atualmente trabalha na Supervisão Pedagógica do Colégio Damas do Recife e na Faculdade Damas como professores de Teologia. Atuou como Professor de Filosofia e Sociologia na Faculdade Santa Maria no curso de Administração e Direito. Atuou como professor de Sociologia na Faculdade Salesiana do Nordeste (FASNE) e coordenador da Pastoral Universitária nesta instituição. Desenvolveu sua pesquisa na área de Teologia e Ciências da Religião, com ênfase em "Saúde e Salvação: o sagrado nas palavras das rezadeiras". Atuando principalmente nos seguintes temas: profetismo, educação, ética e espiritualidade, teologia. Concluiu o Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco, com ênfase nas áreas de Filosofia, Sociologia, Teologia e Antropologia com uma abordagem transdisciplinar.Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, com a tese: EDUCAR A PARTIR DAS CONCEPÇÕES ANTROPOLÓGICAS E AXIOLÓGICAS EM MAX SCHELER: reconstruir as intuições emocionais no contexto Escolar. Atua na área de pastoral como assessor para os mais diferentes grupos comunitários, especialmente, na área catequética.

  • Francisco Rodrigues Macedo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

    Graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco. Bacharel em Teologia Católica pelo Centro Internacional Universitário. Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário – UNBF. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professor da prefeitura de São José da Coroa Grande. Professor do Colégio Damas da Instrução Cristã. Atua nas áreas de Filosofia, Educação e Infância.

References

BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. Tradução: João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1997.

OLIVEIRA, Manfredo A. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Loyola, 1996.

HABERMAS, Jürgen. Dialética e Hermenêutica: para uma crítica da hermenêutica de Gadamer. Tradução: Álvaro Valls. Porto Alegre: L&PM, 1987.

HABERMAS, Jürgen. Passado como futuro. Tradução: Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideologia. Lisboa: Dom Quixote, 1994.

HUSSERL, Edmund. Psicologia fenomenológica e fenomenologia Transcendental: textos selecionados (1927-1935). Petrópolis: Vozes, 2022. (Coleção Pensamento Humano).

HUSSERL, Edmund. A ideia da fenomenologia: cinco lições. Petrópolis: Vozes, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e apolítica na tradição paradigmática. v. I. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Published

2025-10-15

How to Cite

GOMES, Sandro Roberto de Santana; MACEDO, Francisco Rodrigues. Lifeworld and Educational Contexts: epistemological and Hermeneutic Implications. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 25, n. 3, p. 126–145, 2025. DOI: 10.25247/P1982-999X.2025.v25n3.p126-145. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/3362.. Acesso em: 5 dec. 2025.

Similar Articles

1-10 of 39

You may also start an advanced similarity search for this article.