Mundo da Vida e Contextos Educativos: implicações Epistemológicas e Hermenêuticas

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DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n3.p126-145

Palavras-chave:

educação, fenomenologia, axiologia, epistemologia

Resumo

Este artigo propõe um diálogo entre os pensamentos de Jürgen Habermas e Edmund Husserl, dois filósofos que se interessaram pela epistemologia e pela hermenêutica. Nosso objetivo é mostrar as contribuições da fenomenologia de Husserl, que busca descrever a essência das coisas a partir das experiências dos sujeitos, e da teoria da ação comunicativa de Habermas, que afirma que a comunicação é essencial para a construção do mundo social e para a convivência. Também examinaremos a crítica de Habermas à hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, que valoriza a compreensão e a tradição, e defende que a teoria crítica deve ser crítica em relação à tradição, questionando-a e reavaliando-a sempre. Procuraremos, assim, mostrar as possibilidades e os desafios éticos que surgem no mundo da vida a partir das perspectivas epistemológicas e hermenêuticas.

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Biografia do Autor

  • Sandro Roberto de Santana Gomes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

    Graduado em Filosofia e Teologia (licenciatura). Licenciatura em Pedagogia. Pós-Graduado em Metodologia do ERE. Mestrado em Ciências da Religião. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Atuou com Coordenador de Pastoral no Colégio Marista São Luís e professor dos 3anos do ensino médio do Colégio Damas. Atualmente trabalha na Supervisão Pedagógica do Colégio Damas do Recife e na Faculdade Damas como professores de Teologia. Atuou como Professor de Filosofia e Sociologia na Faculdade Santa Maria no curso de Administração e Direito. Atuou como professor de Sociologia na Faculdade Salesiana do Nordeste (FASNE) e coordenador da Pastoral Universitária nesta instituição. Desenvolveu sua pesquisa na área de Teologia e Ciências da Religião, com ênfase em "Saúde e Salvação: o sagrado nas palavras das rezadeiras". Atuando principalmente nos seguintes temas: profetismo, educação, ética e espiritualidade, teologia. Concluiu o Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco, com ênfase nas áreas de Filosofia, Sociologia, Teologia e Antropologia com uma abordagem transdisciplinar.Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, com a tese: EDUCAR A PARTIR DAS CONCEPÇÕES ANTROPOLÓGICAS E AXIOLÓGICAS EM MAX SCHELER: reconstruir as intuições emocionais no contexto Escolar. Atua na área de pastoral como assessor para os mais diferentes grupos comunitários, especialmente, na área catequética.

  • Francisco Rodrigues Macedo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

    Graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco. Bacharel em Teologia Católica pelo Centro Internacional Universitário. Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário – UNBF. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professor da prefeitura de São José da Coroa Grande. Professor do Colégio Damas da Instrução Cristã. Atua nas áreas de Filosofia, Educação e Infância.

Referências

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Publicado

2025-10-15

Como Citar

GOMES, Sandro Roberto de Santana; MACEDO, Francisco Rodrigues. Mundo da Vida e Contextos Educativos: implicações Epistemológicas e Hermenêuticas. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 25, n. 3, p. 126–145, 2025. DOI: 10.25247/P1982-999X.2025.v25n3.p126-145. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/3362.. Acesso em: 5 dez. 2025.

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