Educação e sociedade
uma discussão a partir dos autores Émile Durkheim e Antonio Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n2.p41-56Palavras-chave:
pedagogia, consciência, transformação socialResumo
Este artigo tem como objetivo explorar o conceito de Educação apresentado por Émile Durkheim e Antonio Gramsci, levando em consideração os contextos históricos de cada autor. A análise é baseada em uma revisão bibliográfica das obras A Educação e a Sociologia (1892) e Cartas do Cárcere, escritos do caderno 12 publicado em 1948 e 1951. Os resultados obtidos apontam que, para Durkheim, a educação desempenha um papel fundamental na transmissão e na internalização da moral social, adequando os indivíduos para se integrarem à sociedade. Já para Gramsci, a educação, por intermédio da pedagogia, mostra-se como instrumento mediador e fundamental no processo de compreensão da sociedade, possibilitando o desenvolvimento da consciência da posição social, podendo contribuir com a transformação da sociedade, pois desafia as estruturas de poder e promove a emancipação das classes subalternas.
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