Teoria Crítica e Reificação
Amnésia Social e Esquecimento do Outro
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2021.v21n2.p115-136Palavras-chave:
Reificação. Teoria Crítica. Reconhecimento. Grupos Sociais.Resumo
A Reificação começa a ser problematizada na Teoria Crítica na década de 1930. Na atualidade Axel Honneth vem problematizando-a através da Teoria do Reconhecimento. Assim, a relação agora passa a ser pelos critérios da possibilidade de promover os direitos dos vários grupos sociais e sua formação identitária. Por outro lado, Paulo Freire também trata da Reificação, enquanto impossibilidade do oprimido de pronunciar o mundo. Portanto, nosso texto está delimitado por uma pesquisa bibliográfica e procura buscar as semelhanças entre os autores, o que sugere o potencial de diálogo entre Honneth e Freire acerca da Reificação. o artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica a partir do desenvolvimento do doutorado. Nessa discussão, podemos afirmar que a Reificação em Honneth e Freire tem uma relação aproximada e que é preciso um aprofundamento da temática em discussão.
Downloads
Referências
BECKA, M. (2017). Reconocimiento como base de la interculturalidade – hacia uma práctica libertadora. In. G. Sauerwald y R. Salas Astrain [Eds]. La Cuestión del reconocimiento em América Latina: perpsectivas y
problemas de la teoria político-social de Axel Honneth,
Zürich:LIT.
BRESSIANI, N. (2010). Economia, cultura e
normatividade. O debate de Nancy Fraser e Axel Honneth sobre redistribuição e reconhecimento.
Dissertação de mestrado defendida no Departamento de Filosofia da USP, sob orientação do prof. Dr. Ricardo Ribeiro Terra. São Paulo.
DERANTY, J. (2009). Beyond Communication: A Critical Study of Axel Honneth’s Social Philosophy. Leiden, Boston Brill.
DEWEY, J. (2014). Democracia y Educacion. Madrid: Ediciones Morata, SL, 2014.
DEWEY, J. (1980). Os pensadores: Experiência e
natureza; Lógica- a teoria da investigação; A arte como experiência; a vida e educação; a teoria da vida moral. Abril Cultural, São Paulo.
FRASER, N; HONNETH; A. (2003). Umverteilung oder
Anerkennung? Frankfurt: Suhrkamp.
FREIRE, P. (2000). Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora: UNESP, 2000.
FREIRE, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
HEIDEGGER, M. (2015). Ser e tempo. São Paulo: Vozes. HONNETH, A. (1997). La lucha por el Reconecimiento: por uma gramática moral de los conflitos sociales.
Barcelona: Espanâ: Novagráfik. 1997.
HONNETH, A. (2009). Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34. HONNETH, A. (2018). Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento. São Paulo: Editora Unesp.
LIMA, Suely Francisco das Chagas Galvão de; LLAVADOR, J.
B. (2020). Perspectiva da pedagogia do oprimido à pedagogia do reconhecimento: Um diálogo entre o
pensamento de Paulo Freire e Axel Honneth. Creativity and Educational Innovation Review, n. 4, 2020, ISSN 2603-6061. DOI 10.7203/CREATIVITY.4.19181. Acesso: 10/05/2021.
LUKÁCS, G. (2019). História e consciência de classe. WMF Martins Fontes, São Paulo, 2019.
MENEZES, A. de A; AMORIM, R. M de; MATIAS, W. (2018). A
Obra “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire: Alguns itinerários para (re) pensar o ensino de filosofia da educação. In: LOPES, Jorge, AMORIM, Roseane Maria de. PAULO FREIRE: Culturas, ética e subjetividade no ensino e aprender. João Pessoa: Editora do CCTA.
TOMASI, R. (2014). A teoria do reconhecimento de
Honneth e as contribuições para os processos educativos. X ANPED SUL, Florianópolis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Dalmo Cavalcante de Moura, Anderson de Alencar Menezes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.