A percepção e o artista: uma perspectiva antropológica da fenomenologia de Merleau-Ponty

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p81-96

Palavras-chave:

Cézanne, corpo, fenomenologia, sensibilidade, razão

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar o modo particular com que Merleau-Ponty trabalha o primado da percepção para a fenomenologia, tomando por base as reflexões levantadas por ele no texto A dúvida de Cézanne. Nosso texto se faz em três tópicos; no primeiro discorre-se rapidamente acerca das concepções de corpo e espírito; e em seguida parte-se para a análise de como a pintura de Paul Cézanne nos é apresentada pelo autor como um modo particular de pesquisa fenomenológica; para que, então, no terceiro tópico, seja esclarecida a importância da percepção para se pensar uma nova concepção de racionalidade humana que funcione fora dos impasses das dicotomias, corpo e espírito, sensibilidade e inteligência, e que, para tanto, será preciso reaprender a vincular-se ao mundo sensível e reconhecer definitivamente a percepção como um modo de conhecimento. Só assim será possível viver nossa animalidade humana em toda sua identidade relacional.  

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Biografia do Autor

  • Patricia Mara Rodrigues Silva, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Brasil

    Doutoranda em Teologia Sistemática e Mestre em Filosofia da Religião (2020) pela FAJE. Possui especialização em Arte e Contemporaneidade (2010) e bacharelado em Artes Plásticas (2008) pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Escola Guignard (UEMG), além de formação complementar em Filosofia pela UFMG e Filosofia da Arte na Universidade de Oxford. É membro pesquisador do Grupos de Pesquisa: As Interfaces da antropologia na teologia contemporânea e Fenomenologia e Genealogia do Corpo. Atualmente, pesquisa nas áreas de teologia sistemática, mística e filosofia contemporânea com ênfase nos autores Maurice Merleau-Ponty e Simone Weil.

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Publicado

2023-09-28

Edição

Seção

Artigos Dossiê

Como Citar

SILVA, Patricia Mara Rodrigues. A percepção e o artista: uma perspectiva antropológica da fenomenologia de Merleau-Ponty . Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 23, n. 3, p. 81–96, 2023. DOI: 10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p81-96. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2460.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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