Este é o quinto e-book da série Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo, onde o nosso Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife vai compartilhando os seus estudos e pesquisas na área do diálogo inter-religioso. O Observatório, que completa 20 anos em 2025, é um site no portal da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), que agrega pesquisas acadêmicas e intervenções pedagógicas em torno do encontro entre religiões, com atenção para as causas de justiça socioambiental e para as místicas transreligiosas que estão entre e para além das tradições espirituais da humanidade.

Então, o livro é um registro dos estudos relacionados a tais envolvimentos e os textos se articulam em torno da temática “Místicas e justiça socioambiental”, que inspiraram o Seminário organizado na UNICAP em outubro de 2025. Esse encontro anual do Observatório refletiu sobre o serviço à fé esclarecida, o trabalho de união das religiões em torno da justiça socioambiental, do respeito à integridade da Criação, junto com a promoção do desenvolvimento das ciências – que também evoluem, e reconectam transdisciplinarmente as culturas humanas com a natureza e o além. Pois assessoramos pedagogicamente grupos populares, mas também orientamos estudos acadêmicos.
E nesse Seminário buscamos compartilhar e avaliar os estudos e passos nessa ciranda de saberes: o Grupo do nosso Observatório das Religiões, assim, comemorou a sua maturidade, reunindo antigos e novos pesquisadores que se encantaram com os estudos transdisciplinares e as suas aplicações transreligiosas, em um encontro que, nos 800 anos do Cântico das Criaturas, resumo da mística de Francisco e Clara, apontou para a interseccionalidade dos estudos de classe, gênero e etnias, na perspectiva de espiritualidades integrais, que relacionam o humano com o cosmos e os seus mistérios.
Aos textos apresentados no Seminário juntaram-se outros, refletindo pesquisas correlatas do Grupo, de forma que o e-book sai enriquecido com três seções: Místicas, Metodologias Dilógicas e Ações Socioambientais: boa leitura e bons engajamentos!