CLAMORES POR JUSTIÇA SOCIO… AMBIENTAL

Durante os dias 15 a 18 de agosto acontece a XV Reunião do Conselho Nacional de Coordenação do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental dos Jesuítas (OLMA), no Centro Cultural de Brasília (CCB). O tema de inspiração deste ano é “Peregrinar como rede em busca de reforçar nossa missão: como escutar e servir aos clamores de Deus por justiça socioambiental?

O encontro tem o objetivo de avançar na construção do Planejamento Estratégico da Rede de Promoção para a Justiça Socioambiental (RPJSA), sob a luz do Planejamento Estratégico da Província dos Jesuítas no Brasil, envolvendo os temas da espiritualidade, do trabalho com jovens e pelos pobres, a militância pela ecologia integral. A programação da semana, pois, está repleta de diálogos, acolhimentos e trocas de conhecimentos e de experiências.

Já na abertura do evento, um momento marcante foi o painel de Análise de Conjuntura Eclesial e Socioambiental, desenvolvido por Frei Sinivaldo, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), no qual todos e todas puderam compartilhar seus pensamentos e sentimentos quanto às urgências e desafios do cenário político e espiritual.

O nosso Observatório das Religiões da UNICAP está presente através do professor Gilbraz, que, além de colaborar no discernimento dos rumos do serviço inaciano para a defesa da justiça socioambiental no país, apresentou a experiência concreta de união das religiões pela Casa Comum no projeto do Eco Parque das Religiões, que estamos ajudando a construir em Olinda.

A iniciativa, que conta com o apoio dos jesuítas para a construção de um museu pedagógico sobre ecologia e ecumenismo no sítio do convento dos franciscanos, é desenvolvida por um instituto de educadores e tem o amparo de empresários pernambucanos. Os membros do Conselho de Coordenação do OLMA ficaram vivamente interessados em apoiar e acompanhar a construção do Eco Parque, que certamente servirá de exemplo para a promoção de uma mística transreligiosa em favor da causa mais comum da humanidade, que é a habitabilidade da Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *