EXPERIÊNCIA DE PLURALISMO E DIÁLOGO

A revista Caderno Teológico da PUC-PR lançou o v. 5, n. 1 (2020), com um dossiê organizado por Irênio Chaves e Alonso Gonçalves sobre “Diversidade Religiosa e Cultural e o Princípio Pluralista“. Tal Princípio confronta quem entende a diversidade humana como mera “pluralidade de fato” e por causa do Pecado Original, com a perspectiva do “pluralismo de princípio” e decorrente de uma Bênção Original. O companheiro Cláudio de Oliveria Ribeiro vem animando o nosso Grupo de Pesquisa “Espiritualidades contemporâneas, pluralidade religiosa e diálogo” a desenvolver esse Princípio Pluralista junto com ele, para alavancar teoricamente as análises sobre a diversidade cultural e religiosa, sensibilizando para a percepção de identidades (re)construídas nas fronteiras institucionais e mobilizando para o diálogo alterativo que se desenvolve nos “entre-lugares” éticos e místicos.

Entre os artigos da qualificada revista, revisada por pares e padrões acadêmicos, encontra-se o de Mailson Cabral, que é mestre e doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco, onde atualmente desenvolve pesquisa sobre a epistemologia dos estudos de religião. Ele escreveu sobre o trabalho de extensão universitária no qual também colabora, o Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife: uma experiência de pluralismo e diálogo. Mailson resenhou a história de quinze anos dessa iniciativa de envolvimento das pesquisas sobre as religiões com a comunidade que promove respeito à diversidade e diálogo entre as tradições espirituais, expondo objetivos e principais linhas teóricas, publicações e intervenções sociais do Observatório.

E afirma em suas conclusões: “Ao observarmos a prática de pesquisa que se efetiva no Observatório, percebemos que ela aponta para a busca de uma espiritualidade transreligiosa que fomente, sobretudo, espaços comunitários de educação e o diálogo entre tradições religiosas em nossa cultura pluralista e para o âmbito democrático e republicano em que vivemos. Isso adquire uma importância capital nos estudos de religião, uma vez que vivemos num cenário em que as religiões estão se reconfigurando e suas mudanças precisam ser descritas e interpretadas a partir de uma abordagem que leve em consideração o dinamismo e a diversidade das religiosidades. É nesse sentido que a temática do pluralismo religioso e a preocupação político-cultural com o diálogo inter-religioso exigem um delineamento do campo das pesquisas sobre religiões que esteja balizado no desenvolvimento de metodologias transdisciplinares e lógicas dialogais. Em síntese, o convite que é feito pelo Observatório a nós, pesquisadores do fenômeno religioso, é o de descer da torre cinzenta das teorias sobre as religiões e nos aventurar em um passeio transdisciplinar pela natureza verdejante e plural das religiosidades”.

Veja o artigo na íntegra por aqui.

1 comentário Adicione o seu