DIÁLOGOS ENTRE RELIGIÕES

 

 

O Fórum Inter-Religioso da UNICAP, organizado pelo nosso Observatório, articula desde 2007 uma série de encontros com animadores das tradições espirituais da região, para re-conhecimento humano da fé e exercício do respeito à diversidade de suas expressões, para reflexão sobre a vivência pluralista do sagrado e ensaio de uma mística trans-religiosa. Após estudar as principais religiões no Recife e também aprofundar temáticas transversais às grandes tradições espirituais, o Fórum da UNICAP está se debruçando agora sobre os desafios teóricos, fenomenológicos e hermenêuticos, para a compreensão crítica e engajada da nossa religiosidade.

A maior marca da religiosidade em nossa Aldeia Global é a sua pluralidade, que provoca fundamentalismos mas também diálogos. Os ambientes acadêmicos têm ensaiado abordagens interdisciplinares da realidade, que suscitam atitudes compreensivas da experiência de transcendência que está entre e para além das religiões. Na medida em que os discursos religiosos são terapeutizados pela sua contextualização histórica e geográfica, compreendemos que a inspiração descoberta por uma religião é por causa das outras – e para as outras também; e que as revelações não estão restritas aos livros de uma religião e nem somente aos textos sagrados.

Dia 10 de outubro, segunda-feira, das 17 às 18h30, no auditório do CTCH (1º andar do bloco B) da Universidade, temos uma sessão do Fórum com o tema “Diálogos entre religiões: história e geografia”. Participarão da conversa Valderedo Siqueira, Maria Vanessa do Carmo, Rafael Vilaça. A entrada é franca para quem tem interesse em debater, com esses teólogos, geógrafos e advogados, cientistas da religião enfim, sobre os portais para a transcendência de nosso povo, suas cercas e, ainda mais, as possíveis pontes e diálogos de fé e de vida.

 

Saiba mais:

Pesquisa sobre diálogo

O contrário da intolerância

Papa e o diálogo

Da intolerância ao diálogo

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *