FÓRUM INTER-RELIGIOSO

Fórum Inter-religioso da UNICAP

 

O Fórum Inter-Religioso da UNICAP é organizado desde 2007 pelo Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife. São encontros mensais com animadores das tradições religiosas da região, para conhecimento mútuo e veneração pluralista do sagrado. Depois de uma fase de re-conhecimento de quase trinta grupos religiosos mais presentes em Pernambuco, o Fórum começou a trabalhar questões transversais às tradições espirituais, como “Sacrifício e religiões comparadas” e “Tempos pós-modernos, espaços pós-religiosos?!”.

Desde o ano passado começamos a série “Em busca dos pontos comuns das religiões”, revendo e agrupando os grandes troncos espirituais. Neste semestre, por meio de debates sobre documentários, estamos estudando as religiões vindas da Índia e Leste Asiático. O Fórum reúne-se normalmente nas segundas segundas-feiras de cada mês, das 17 às 18h30, no Auditório do CTCH, primeiro andar do Bloco B da Universidade. Os encontros marcados são estes:

Dia 13 de abril: Hinduísmo: a consciência cósmica, as crenças na reencarnação, a ioga e a meditação, são recuperadas da antiguidade e redescobertas em novos movimentos espirituais. Debatedora convidada Milena Souza.

Dia 18 de maio: Budismo: a reforma ética e interior que leva à extinção do sofrimento e à construção do “caminho do meio”. Debatedora convidada Flori Cavalcanti.

Dia 8 de junho: Religiões Chinesas: os caminhos da “natureza”, as correntes filosófico-religiosas do Extremo Oriente, explicam o ponto de mutação cultural em que nos encontramos. Debatedor convidado Marconi Campos.

A entrada é franca e todos são bem vindos!

Para saber mais:

Religiões apresentadas no Fórum

Religiões chinesas e indianas na Revista IHU

Revista Cultura Oriental da UFPB

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *