NOSSO GRUPO DE TRABALHO VAI PRA EUROPA

valter

.

O nosso Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife tem participado e colaborado na coordenação de um Grupo de Trabalho sobre “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo”, que se reúne nos seminários de estudos da religião na UNICAP e em outros centros acadêmicos, bem como nos grandes Congressos da área, como os da SOTER e da ANPTECRE. O GT, que já se encontra há mais de seis anos, vem sendo animado pelo professor Gilbraz Aragão, junto com os professores doutores Roberlei Panasiewicz (PUC Minas, MG) e Cláudio Ribeiro (UMESP, SP).

Agora, o Grupo acaba de ser aprovado como Simpósio Temático no I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões, que tem por tema “Religiões e Espiritualidades – Culturas e Identidades” e será realizado na Universidade Lusófona, em Lisboa, Portugal, entre os dias 9 e 13 de maio de 2015. Estamos, então, convidando todos os amigos que se interessam pela temática do diálogo inter-religioso para submeterem uma proposta de comunicação para o nosso Simpósio, com o intuito de continuarmos a partilha de experiências e pesquisas, desta feita em âmbito internacional.

As propostas de comunicação (resumo com máximo de 1500 caracteres com espaços) deverão ser enviadas até 31 de outubro de 2014 para o e-mail: congresso.religioes@ulusofona.pt (demais orientações estão disponíveis no site: http://clre.ulusofona.pt/comunicacao). Sendo a proposta aprovada, virá o tempo de redigir a comunicação e preparar a viagem, com ajuda das fundações de fomento à pesquisa.

A ementa do nosso Grupo lembra que vivemos em um contexto culturalmente plural que desafia e convida as espiritualidades a entrarem em diálogo. Sem negar ou desconhecer o que há de único e irrevogável em cada religião, trata-se de perceber, no convívio com a diversidade, o que é essencial em cada uma. Incluem-se nessas espiritualidades aquelas expressões laicas e sem deus. O nosso Simpósio Temático estará aberto, portanto, ao debate sobre pluralidade espiritual, perspectivas dialógicas, espiritualidade no cotidiano, bem como sobre misticismos e fundamentalismos.

O Grupo pretende fomentar a tolerância e o compromisso ético com a paz mundial e subsidiar uma mística comum e trans-religiosa para um tempo de transformações axiais. Sinta-se desafiado para esse mutirão de trabalho intelectual e engajamento científico, que agora está atravessando o Atlântico… Ao infinito e além!

.

2 comentários Adicione o seu

  1. Pingback: PLANEJANDO 2015 »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *