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Alunas egressas do Mestrado em Indústrias Criativas apresentam trabalhos em congresso do setor no RJ

Alunas egressas da 2ª turma do Mestrado em Indústrias Criativas apresentam trabalhos no I Congresso Ibero-americano Interdisciplinar de Economia Criativa (CIIEC). O evento, organizado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro, reunirá pesquisadores interessados na discussão sobre a economia criativa no mundo contemporâneo. Inicialmente previsto para o mês de setembro e de forma presencial, o congresso ocorre de hoje (16) a quinta-feira (19) no formato online.

A mestre Ana Flávia Ferreira, egressa da 2ª turma do Mestrado em Indústrias Criativas, vai apresentar o trabalho “Blockchain e possibilidades de sua utilização na Indústria Criativa: Acesso e desenvolvimento do mercado através da implementação do recurso na gestão de direitos autorais em ambiente digital”.

O artigo procura analisar as possibilidades de utilização do blockchain, tecnologia de poder transformador, na indústria criativa e no ambiente digital, entendendo que seu uso promove maior acesso ao conhecimento e desenvolvimento econômico e social. Especificamente, busca examinar como essa rede descentralizada pode auxiliar no crescimento de mercados criativos através da gerência de direitos autorais em uma esfera de convergência digital.

O artigo “Dispositivos digitais móveis e jornalismo: a importância da tateabilidade no desenvolvimento de aplicativos de notícia para pessoas com deficiência visual”, construído pela mestranda Mariana Clarissa, vai discutir a importância de investimentos teóricos e práticos em acessibilidade digital, tomando como viés a necessidade de desenvolver interfaces táteis pensadas para pessoas com deficiência visual.

O texto aponta a forma como o grupo se apropria das notícias e quais ferramentas tornam possível a usabilidade e compreensão, principalmente, do material jornalístico publicado no ambiente digital.

Já a mestre Mariana Araújo, também egressa da 2ª turma do Mestrado em Indústrias Criativas, vai apresentar o artigo “Moda Pernambuco: uma plataforma de divulgação, fomento e capacitação de marcas de moda”, em co-autoria com o professor Luiz Carlos Pinto da Costa Jr.

O texto expressa o resultado de uma pesquisa de mestrado que buscou identificar demandas do mercado local de moda para a construção de uma plataforma online voltada para atender demandas dos pequenos empresários desse setor. A plataforma tem como objetivo tornar-se uma ponte entre empreendedores e seus clientes, além de referência na divulgação de tendências, consultoria técnica em marketing e branding e agenda de eventos.

Todos os trabalhos foram desenvolvidos ao longo do Mestrado em Indústrias Criativas, mostrando a proximidade do conteúdo das disciplinas com o mercado, em seus mais diferentes setores. O I Congresso Ibero-americano Interdisciplinar de Economia Criativa (CIIEC) destaca a relação entre a economia criativa e território, manifestada pela capacidade das suas atividades econômicas se constituírem em um dos motores do desenvolvimento dos territórios, ao mesmo tempo em que as especificidades territoriais tornam-se elementos determinantes para a realização das atividades produtivas da economia criativa.

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