Católica e Ibracon promovem seminário sobre risco e acidentes estruturais em obras de engenharia civil

IMG_20151112_190052604_

IMG_20151112_185921336_Os cursos de Graduação e Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon),  realizaram na noite desta quinta-feira, dia 12, no Auditório G2, o Seminário Riscos e Acidentes Estruturais em Obras de Engenharia Civil. A mesa de abertura do evento foi composta pelo coordenador da Pós-graduação em Engenharia Civil e diretor Regional do Ibracon, professor Romilde Almeida Oliveira; pelo coordenador da Graduação em Engenharia Civil, professor Caetano Monteiro; pelo representante do Crea, engenheiro Cristiano Silva; pela representante da Associação dos ex-alunos de Engenharia Civil da Unicap, engenheira Shirley Oliveira, e pelo aluno e presidente do Diretório Acadêmico (D.A.) de Engenharia Civil, Antônio Neto. O cerimonial foi feito pelo professor Joaquim Oliveira.

IMG_20151112_190355294_Após a abertura do encontro, o professor Joaquim Oliveira convidou o aluno do 11º período Edmílson Júnior, que participou em conjunto com outros alunos do curso, por iniciativa própria, do 57º Congresso Nacional do Concreto, em Bonito, Mato Grosso do Sul, no mês de outubro, para apresentar sua experiência no evento.

IMG_20151112_191228772_Em seguida, começou a palestra “Casos de colapsos estruturais em pontes, viadutos e passarelas”, ministrada por José Afonso Pereira Vitório, diretor Tesoureiro do Ibracon, professor da UPE, integrante do Sinaenco, Vitório & Melo e DER-PE.

IMG_20151112_203342031_A segunda palestra da noite foi sobre “Fissuração em elementos massivos de concreto armado em fundações – Discussões sobre casos na cidade do Recife”, proferida por Tibério Wanderley de Andrade, diretor Técnico do Ibracon, professor da UFPE e integrante da TECOMAT Engenharia.

Encerrando o encontro, o professor Romilde Almeida de Oliveira falou sobre “Riscos e colapsos estruturais em obras de edifícios”