O Observatório das Religiões no Recife lança livro sobre os desafios do fundamentalismo

Com informações do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife

No próximo dia 23 de novembro, às 16h, aqui pela Internet, vai acontecer um encontro para lançamento do livro “Desafios dos fundamentalismos”. Ele entra na série “Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo”, que vem recolhendo a produção acadêmica do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, com sede na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Este volume traz os textos recolhidos para o III Seminário do Grupo de Pesquisa “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo”, marcado para acontecer na UNICAP em abril de 2020, e que foi adiado por conta da pandemia. A coletânea, pois, pretende subsidiar os debates desse evento, que ficou para o próximo ano, almejando contextualizar uma onda de religiosidade reacionária, buscando aprofundar o seu significado e apontar pistas para a sua terapeutização, desde um princípio teórico pluralista e dialogal.

As edições anteriores do Seminário investigaram práticas de diálogo inter-religioso emergentes no Brasil, discernindo uma mística transreligiosa para o nosso tempo de transformações culturais e entre-lugares espirituais. Esses Seminários do Grupo (do qual o Observatório da UNICAP faz parte, junto com grupos que pesquisam diálogo inter-religioso na PUC-Minas e na UFJF), cadastrado no Diretório do CNPQ e que mantém GT nos congressos da SOTER e da ANPTECRE, buscam abrir horizontes de compreensão da diversidade religiosa e sedimentar conceitos para a promoção da coexistência espiritual.

Devido à interface sociopolítica do tema previsto para o III Seminário, estabeleceu-se uma parceria com grupos que estão trabalhando a questão na Católica de Pernambuco e, especialmente, com o Observatório de Justiça Socioambiental dos Jesuítas, que articula Fóruns Inter-religiosos com Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas das Universidades inacianas, acreditando que o diálogo inter-religioso e intercultural é chamado a criar ambiência mística de compromisso, entre e para além das tradições de fé, com a frente ecumênica e ecológica do cuidado com a Casa Comum.

Baixe capa e sumário por aqui.

O livro, pois, articula três conjuntos de textos: o primeiro corresponde às palestras previstas, sobre Princípio Pluralista e Fundamentalismo Religioso, por Cláudio Ribeiro, com Reações e Debate de Roberlei Panasiewicz e Gilbraz Aragão; sobre Diálogo Inter-religioso e Espiritualidade Transreligiosa, por Marcelo Barros; e sobre Justiça Socioambiental e Diálogo Espiritual, por Ivo Follmann.

O segundo grupo de textos corresponde às comunicações previstas para o Seminário, em Mesas de Partilhas de Casos: de Pesquisas, aprofundando alicerces conceituais e lógicos para um Princípio Pluralista na compreensão do mundo religioso; e de Experiências, tirando lições de práticas exitosas e traumáticas na promoção do respeito à diversidade cultural e religiosa. Por fim, o terceiro grupo corresponde às resenhas dos livros cujos lançamentos foram articulados para o evento.

Curiosidade. O conceito para elaboração da capa do livro foi inspirado em padrões de comportamento do público ao realizar buscas, pesquisas sobre a temática em sistemas de buscas como o Google.

A partir do seu lançamento, o livro virtual estará disponível por aqui para a comunidade acadêmica e os militantes do diálogo inter-religioso.