Católica abre inscrições para o Vestibular 2021

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o Vestibular 2021. Os candidatos devem se inscrever pelo site vestibular.unicap.br. São 4.508 vagas distribuídas em 52 cursos de graduação na primeira e segunda entradas. Para Medicina, o valor da inscrição é de R$ 350,00. Já para os outros cursos a inscrição custará R$150,00. Quem fez o Ensino Médio na rede pública ou foi bolsista integral de escola particular pagará R$ 75,00. O pagamento pode ser feito via boleto bancário ou no cartão de crédito. O processo seletivo será feito por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou prova remota, a ser realizada no dia 10 de janeiro.

O ano do boletim do Enem exigido varia dependendo do curso escolhido. Para 50 cursos, serão aceitas as médias do Enem de 2009 a 2019 (isso inclui Direito, as licenciaturas, bacharelados e a maioria das graduações da área de Saúde). Quem não tiver nota do Enem ou não quiser concorrer usando a média do Exame, terá a opção de fazer uma prova (vestibular tradicional) que será aplicada por meio remoto no dia 10 de janeiro, das 8h às 12h. Todas essas escolhas deverão ser feitas no ato da inscrição.

No caso de Medicina, pode ser usada nota do Enem 2018 ou 2019. A lista com os 200 melhores colocados será divulgada até 5 de janeiro de 2021. Esse grupo vai ser submetido a uma prova de Redação que será feita presencial no dia 10 janeiro, das 8h às 10h. Para os candidatos ao curso de Medicina, a nota final do processo seletivo se dará da seguinte forma: soma das quatro provas objetivas e da Redação do próprio Enem, além da nota da Redação da Unicap seguida da divisão desse total de ponto por seis.

Já na seleção para o curso de Engenharia da Complexidade, o candidato poderá escolher a sua nota mais alta do Enem entre os anos de 2015 a 2019. O candidato também poderá optar por fazer uma prova remota. No ato da inscrição, os candidatos que desejarem terão a opção de fazer um upload de uma carta de motivação e do certificado de conclusão do curso de inglês de nível (A2) ou superior.

Até o dia 15 de janeiro de 2021, serão classificados 50 candidatos. Eles passarão por uma entrevista, a ser realizada entre os dias 1º e 5 de fevereiro de 2010. A entrevista será realizada pelo coordenador do curso pelo Google Meet. O prévio agendamento da entrevista será enviado ao e-mail do candidato com data e hora. As aulas do curso de Engenharia da Complexidade começarão no dia 18 de fevereiro, quinta-feira após o Carnaval.

EaD – O Vestibular 2021 também está oferecendo vários cursos na modalidade de Educação à Distância nos polos do Recife, João Pessoa e Fortaleza.

Financiamentos – A Unicap mantém uma política de financiamentos que aceita programas nacionais como o Prouni e Fies. Há ainda o convênio com a Fundacred Crédito Universitário que concede crédito educativo (mediante análise) aos estudantes dos cursos de graduação, com exceção de Medicina.

Bolsas – A Católica oferece ainda bolsas institucionais para os seguintes cursos e condições:

Bolsa de 50%

Licenciaturas, Serviço Social, Fonoaudiologia e Fisioterapia.

Bolsa de 20%

Para 2ª graduação de ex-alunos da Unicap e funcionários de empresas conveniadas à Unicap.

Bolsa Ciência Política

Bolsa de 20% para novos alunos
e de 30% para ex-alunos da Unicap e assessores políticos.

Bolsa Prêmio

Os candidatos aprovados em 1º lugar de cada curso – exceto Medicina e licenciaturas – têm direito a bolsa de 25% ao longo do curso e isenção do valor integral da matrícula.