ESPIRITUALIDADE E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n34.p345-361Parole chiave:
Idoso, Transcendência, VigorAbstract
O maior alcance da longevidade tem impulsionado as autoridades governamentais, não governamentais e pesquisadores a se debruçarem acerca das questões referentes ao fenômeno de se viver mais. Mais especificamente, às demandas que emanam do envelhecer. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo geral compreender a relação entre a espiritualidade e saúde da pessoa idosa. Trata-se de uma revisão de literatura acerca da temática. Os resultados obtidos indicam que existe uma relação importante e íntima entre a espiritualidade e a saúde de pessoas com idade superior a 60 anos. Para além, os referidos pilares parecem também ter um papel determinante de apoio para muitas pessoas nessa faixa etária e pode ser parte das suas estratégias de enfrentamento diante de situações de sofrimento. Sobretudo, no contexto de problemas de ordem física e mental. Diante das limitações do presente estudo, se faz necessário o aprofundamento de pesquisas que possam contribuir para o bem-estar das pessoas idosas por meio da espiritualidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, R. A Igreja Universal e seus demônios. São Paulo: Terceiro Nome, 2009.
BÍBLIA DE JERUSALÉM: Nova edição, revista e ampliada. São Paulo: 2002.
BVS/MS (BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE). 05/8 Dia Nacional da Saúde. 2022. https://bvsms.saude.gov.br/05-8-dia-nacional-da-saude/.
BVS/DeCS - Biblioteca Virtual em Saúde. Descritores em Ciências da Saúde, 2022. https://decs.bvsalud.org/ths/resource/?id=28448&filter=ths_exact_term&q=SA%C3%9ADE
CAMPOS C.J.G.; MURAKAMI, R. Religião e saúde mental: desafio de integrar a religiosidade ao cuidado com o paciente. Revista Brasileira de Enfermagem, v.2, n.65, p.361-7. Belo Horizonte, 2012.
CORREIA JÚNIOR, J. L. O místico poeta dos pobres e da libertação. In: CABRAL, N. D. A.; PINA NETA, L. (Orgs.). “Andar às voltas com o belo é andar às voltas com Deus”: a relação de Dom Helder Camara com as artes. Recife: Bagaço, 2018.
COSTA, V. S.; BEZERRA, C. C.; BECKER, S. G.; PEREIRA, R. S. F.; RAMOS, G. O. S.; ALBUQUERQUE, C. F. A influência da espiritualidade na saúde do idoso institucionalizado. Scire Salutis, v.10, n.1, p.23-30, 2020. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2020.001.0005
CORREIA JÚNIOR, J. L; SOARES, S. A. G. A espiritualidade de Jesus. São Paulo: Paulinas, 2016.
GARAUDY, R. Deus é necessário? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995, p. 163.
LUFT, L. Perdas e Ganhos. Rio de Janeiro: Record, 2004, p. 154.
MACKENZIE, J. L. Dicionário Bíblico. São Paulo: Paulinas, 1983.
MARTELLI, S. A religião na sociedade pós-moderna: entre secularização e dessecularização. São Paulo: Paulinas, 1995.
PAPALIA, D. E.; MARTORELL, G. Desenvolvimento humano. 14ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2022.
SILVA, C.F.S Relacionamento intergeracional entre idosos e adultos jovens da mesma família: caracterização e repercussões. 2019. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Doutorado em Psicologia Clínica, 2019.
SUSIN, L. C. O tempo e a eternidade: a escatologia da criação. Petrópolis: Vozes, 2018.
WHO. World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Cirlene Francisca Sales da Silva Silva, João Luiz Correia Júnior
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).