RELIGIÃO E SECULARIZAÇÃO EM VATTIMO
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2011.v2n3.p79-88Palavras-chave:
Vattimo, Superação da metafísica, Kénosis, Enfraquecimento.Resumo
Vattimo sustenta que a única possibilidade após Nietzsche e Heidegger é um pensamento fraco, um pensar sem fundamento, que não procura a verdade do ser, mas apenas os poucos resquícios que nos são remetidos. Partindo de uma reflexão sobre a superação da metafísica, ele se propõe olhar a religião, mais especificamente em seu retorno, que ele acredita ser sua essência. Esse retorno se situa em duas esferas: na sociedade e na reflexão filosófica. A religião que retorna na época da superação da metafísica torna-se parte de uma sociedade secularizada (ou pelo menos em processo). Vattimo re-significa o conceito de secularização, que sempre esteve relacionado à perda de força das instituições religiosas, à dessacralização ou à perda de plausibilidade da religião na sociedade. Secularização é compreendida como enfraquecimento, mas sem negar a relação com a religião. Essa relação está na sua origem. Para Vattimo, a secularização nasce do cristianismo e constitui-se sua mensagem. Ele vê na encarnação enquanto kénosis um princípio de perda de transcendência da noção de sagrado. A possibilidade que Vattimo vê para a religião nesse momento é de assumir a kénosis e, portanto, se apresentar de forma secularizada.Downloads
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