A COROAÇÃO COMO PONTE SAGRADA ENTRE A VIRGEM MARIA E AS RAINHAS EUROPEIA, AFRICANA E CONGA "The coronation as sacred bridge between the virgin Mary and the european, african and congo reigns"
DOI :
https://doi.org/10.25247/paralellus.2014.v5n10.p313-328Mots-clés :
Congado, Performance, Banto, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Transculturalidade, Transculturality.Résumé
A partir da descrição do percurso histórico de consolidação do cristianismo em Portugal e do contato político, econômico e cultural dessa nação com povos africanos via expansão ultramarina e colonização, esse trabalho pretende descrever um paralelismo entre a divindade e a realeza europeia e africana pela comparação entre as coroações de rainha conga no Reinado de Nossa Senhora do Rosário, descrita em diversos trabalhos acadêmicos, e da Virgem Maria na Igreja Católica de Nossa Senhora de Fátima no bairro Tupi em Belo Horizonte, observada por essa pesquisa, por suas características e coincidências rituais e uso de objetos. Por essas relações, visa-se verificar como as trocas geradas entre o cristianismo e o banto, principalmente, e as reinterpretações de uma cultura por outra produziram uma terceira cultura religiosa, que se faz presente nas irmandades negras e festas de Congado em todo o Brasil, assim como uma terceira figura reinante, que conjuga o divino, o ancestral e o monarca.
Palavras-chave: Congado. Performance. Banto. Igreja Nossa Senhora de Fátima. Transculturalidade.
Abstract
From the description of the historical course of consolidation of Christianity in Portugal and the political, economic and cultural contact this nation with African people through overseas expansion and colonization. This paper aims to describe a parallel between the deity and the European and African royalty by comparing coronation of queen conga of Our Lady of the Rosary, described in many academic papers and the coronation of Virgin Mary in the catholic church of Our Lady of Fatima in Tupi neighborhood of Belo Horizonte, observed in this research, because its characteristics and rituals coincidences and use of objects. For these relationships this paper aims to see how the exchange generated between Christianity and Bantu, mainly, and reinterpretations of one culture by another produced a third religious culture that is present in the black sororities and Congo throughout Brazil as well as a third reigning figure, which combines the divine, the ancestor and the monarch.
Keywords: Congo. Performance. Bantu. Igreja Nossa Senhora de Fátima. Transculturality.
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