A construção de poder no matriarcado na base sacerdotal afro-brasileira: mormatização das Casas de Culto de Matriz Iorubá, no Recife e em Salvador, a partir de estudos em Abeokuta, na Nigéria
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2010.v1n2.p35-51Keywords:
Matriarcal, Mulher Iorubá, Casas de culto, Abeokuta, Nigéria.Abstract
A questão principal deste estudo foi ancorada no contexto do conjunto históricodo grupo iorubá, sediado no Brasil pela diáspora, que se iniciou no século XVI,buscando analisar possibilidades de como se processou a estruturação ordenadoradas casas de culto de tradição iorubá, que, oficialmente, são identificadas no séculoXIX, bem como a constituição do poder na hierarquização da religião afro-brasileira,que passa pelo modelo matriarcal, que tem seu foco no papel da mulher iorubácomo catalisador primordial dos cultos afro-brasileiros em uma (re)conquista do‘poder’ ancestral das Ìyámís, subjugado no território africano iorubá. Esta compreensãoé ampliada pela perspectiva de que as mulheres iorubás, ao conjugarem anova ordem religiosa, configurada como afro-brasileira, abrangeram a complexaestrutura organizacional dos palácios dos obás/reis iorubás, observação factual nacidade de Abeokuta, capital do Estado de Ogun, Nigéria do Sul, África.Downloads
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