APROXIMAÇÕES ENTRE KIERKEGAARD E C. S. LEWIS EM TORNO DO CONCEITO DE AMOR "Approaches between and Kierkegaard C. S. Lewis around the love concept"
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2015.v6n13.pp.%20495-514Palavras-chave:
Amor. Dever. Cristianismo. Kierkeggard. C. S. Lewis. Must. Love. Christianity. Kierkeggard. C. S. Lewis.Resumo
O presente ensaio busca uma aproximação entre Kierkegaard e C. S. Lewis, tendo como referência o conceito de amor. Assim, a partir de um diálogo entre As obras do amor e Os quatro amores, serão analisadas as noções de eros e filia no pensador dinamarquês e no literato britânico, bem como a compreensão acerca do ágape cristão cuja centralidade perpassa as duas obras em questão.
Palavras-chave: Amor. Dever. Cristianismo. Kierkeggard. C. S. Lewis.
Abstract
This essay seeks a rapprochement between Kierkegaard and C. S. Lewis, with reference to the concept of love. Thus, from a dialogue between The works of love and The Four Loves, the concepts of eros and filia in the Danish thinker will be analyzed and the British writer, as well as the understanding of the Christian agape whose centrality permeates the two works in question.
Keywords: Must. Love. Christianity. Kierkeggard. C. S. Lewis.
Downloads
Referências
AGOSTINHO. Comentário da Primeira Epístola de São João. São Paulo: Edições Paulinas, 1989.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2001.
BÍBLIA. Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamentos. Versão revista e atualizada de João Ferreira de Almeida. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.
CAMPOS, Eduardo da Silveira. O conceito de amor em Kierkegaard: A concepção de Ágape como doação. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro- RJ, 2013.
FARAGO, France. Compreender Kierkegaard. Petrópolis: Vozes, 2005.
GOUVÊA, Ricardo Quadros. A Palavra e o silêncio: Kierkegaard e a relação dialética entre fé e razão em Temor e tremor. São Paulo: Alfarrabio: Custom, 2002.
______. Paixão pelo paradoxo: Uma introdução a Kierkegaard. São Paulo: Fonte Editorial, 2006.
KIERKEGAARD, Søren. As obras do amor: Algumas considerações cristãs em forma de discursos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
______. Discursos edificantes, Três discursos para ocasiones supuestas. Madrid: Trotta, 2010.
______. Ejecitación del cristianismo. Madrid: Editorial Trotta, 2009.
KEMPIS, Tomás de. Imitação de Cristo. São Paulo: Hedra, 2008.
LEWIS, C. S. Cristianismo puro e simples. São Paulo; Martins Fontes, 2005.
______. Os quatro amores. São Paulo: Martins fontes, 2005.
LIPPITT, John. Lewis, Kierkegaard and friendship. Disponível em: <http://researchprofiles.herts.ac.uk/portal/>. Acesso em: 20 mai. de 2015.
PASCAL, Blaise. Pensamentos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
PLATÃO. Apologia de Sócrates e Banquete. São Paulo: Martin Claret, 2001.
ROOS, Jonas. Tornar-se cristão: O paradoxo absoluto e a existência sob juízo e graça em Søren Kierkegaard. 2007. 247 f. Tese (Doutorado em Teologia). Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo, RS.
VALLS, Álvaro. Kierkegaard: Cá entre nós. São Paulo: LiberArs, 2012.
VIALLANEIX, Nelly. Kierkegaard, el único ante Dios. Barcelona: Herder, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).