RESENHA: GOMES, ÂNGELA DE CASTRO; HANSEN, PATRÍCIA SANTOS. INTELECTUAIS MEDIADORES: PRÁTICAS CULTURAIS E AÇÃO POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2017.v8n17.p203-207Palavras-chave:
Ângela de Castro Gomes. Patrícia Santos Hansen. Intelectuais. Práticas culturais. Ação política.Resumo
O estudo dos intelectuais tem ganhado evidência. “Trata-se de um novo interesse acadêmico por questões relacionadas à propriedade e à eficácia do uso de diferentes mídias e linguagens na comunicação de ideais aos mais variados públicos" (p.7). Ao lado de obras já consagradas sobre o tema, como, por exemplo, "Intelectuais à brasileira" (2001), a obra em tela visa contribuir ainda mais para a interpretação desses atores na construção do tecido social. A obra tem como objetivo propor um novo significado do termo "intelectual”, buscando evidenciar um conceito oposto àquele que popularmente se pode ter de intelectual como sendo alguém que cultiva de forma desinteressada a universalidade do espírito. O que busca, então, mostrar, é que o intelectual deve ser visto de forma mais ampla, isto é, como um ator de comunicação de ideias, direta ou indiretamente ligado a construção de uma ação política.Downloads
Referências
GOMES, Ângela de Castro; HANSEN, Patrícia Santos. INTELECTUAIS MEDIADORES: Práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.489 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).