O JARDIM DO IMAGINÁRIO NA OBRA DE DANIELLE PERIN ROCHA PITTA
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n34.p11-28Palavras-chave:
Rocha Pitta, Convergência, Fenomenologia, Jardim de ImagensResumo
O presente estudo visa apresentar num primeiro momento alguns elementos biográficos e teóricos da antropóloga Danielle Perin Rocha Pitta, para em seguida mostrar como seus estudos, e sobretudo, sua atitude investigativa se aproximam de algumas das posições pós-bachelardianas. Retomam-se alguns conceitos durandianos frequentemente reexaminados pela antropóloga, tais como, schéme, arquétipo, mito, para aplicá-los ao estudo do imaginário da arte e outros aspectos da realidade social-antropológica. Finalmente, apontar-se-á para a necessidade de uma prática de pesquisa mais abrangente, capaz dar conta da globalidade o ser humano e de conciliar razão e emoção, conceitos e imagens. Muitos indícios nos levam a crer que os longos anos de trabalhos de Rocha Pitta ajudaram a fazer florescer um jardim de imagens, a partir consolidação do campo de estudos sobre o imaginário no Brasil no qual lançar mão da metodologia de convergência de hermenêuticas é o caminho para compreensão dos fenômenos da imaginação.
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