A DINÂMICA RELIGIOSA DAS MULHERES DO POVO PANKAIWKA

Autores

  • Wellcherline Miranda Lima

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n27.p197-207

Palavras-chave:

Mulher indígena, Pankaiwka, Religiosidades, Cultura

Resumo

O cenário brasileiro religioso apresenta um mosaico religioso com suas variedades e particularidades que imprimi a dinâmica religiosa. Esse contexto também transita em outros espaços considerados tradicionais, mas que permeiam elementos da religiosidade que definem papéis de estrema importância na cultura, principalmente aos povos indígenas. O artigo trata-se do recorte da cultura do povo indígena, localizado no município de Jatobá/PE, sobre os papeis feminino do Povo Pankaiwka. Considerando que as mulheres estão presentes em todos os aspectos sociais e culturais, realizando atividades de acordo com a organização social do seu povo. A sociedade é constituída por regras e por padrões morais profundamente religiosos, visto que as regras são, na maioria das vezes, as diretrizes para a realização de uma idealização social, dentro no contexto indígena. A pesquisa foi desenvolvida mediante observação participante sobre a atuação das mulheres Pankaiwka referente a dinâmica religiosa a partir do seu empenho religioso. Espera-se, no diálogo da dinâmica religiosa das mulheres indígenas desse povo com os autores para o conhecimento e a compreensão da dinâmica religiosa proveniente da cultura indígena no atual cenário religioso brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wellcherline Miranda Lima

    Doutora e Mestra em Ciências da Religião (UNICAP). Graduada em História (UNICAP), Ciências Biológicas (UFPE) e Pedagogia (UNINTER). Especializada em Ensino de História (UFRPE) e em Culturas e Histórias dos Povos Indígenas (UFPE). E-mail: wellcherline@yahoo.com.br.

Referências

AMOR PERFEITO. Rezadeiras e curandeiras. Jul.2015. Entrevistadora Wellcherline Miranda Lima. Território Pankaiwka, Jatobá (PE), 2015. Entrevista gravada em formato MP3.

FLOR DE LIZ. Rezadeiras e curandeiras. Jul.2015. Entrevistadora Wellcherline Miranda Lima. Território Pankaiwka, Jatobá (PE), 2015. Entrevista gravada em formato MP3.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. São Paulo: LTC, 2012.

LIMA, Wellcherline Miranda. Rezadeiras e curandeiras: no diálogo (ético)inter-religioso nas tradições do povo indígena Pankaiwka. Recife, PE. Anais do II Simpósio Nordeste da ABHR. Universidade Federal de Pernambuco, 2015, p.01-08.

PEIXOTO, José Adelson Lopes. Religião e identidade: ressignificação e pertencimento nos rituais Jiripankó. III Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia. Recife, 08 e 10 de setembro de 2016. UNICAP, p. 220-241.

SANTOS, Naira Carla Di Giuseppe Pinheiro de. Representações de gênero, religião e trabalho doméstico. In: SOUZA, Sandra Duarte de. Gênero e Religião no Brasil: ensaios feministas. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2006, p. 37-69.

SOUZA, Damião Manoel de. Aspectos culturais e da Religião Pankaiwka. Jul.2015. Entrevistadora Wellcherline Miranda Lima. Território Pankaiwka, Jatobá (PE), 2015. Entrevista gravada em formato MP3.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. 4ª ed. Vol. 01: Brasília: Unb, 2000.

Downloads

Publicado

2020-10-12

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

LIMA, Wellcherline Miranda. A DINÂMICA RELIGIOSA DAS MULHERES DO POVO PANKAIWKA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 27, p. 197–207, 2020. DOI: 10.25247/paralellus.2020.v11n27.p197-207. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1589.. Acesso em: 10 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 109

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.